Mato Grosso do Sul, Quinta-feira 19 de julho de 2018

Conferência Norte definiu participantes no Novo Basquete MS

Oito equipes foram divididas em dois grupos nesta fase que jogam a partir do dia 12 de maio

Gazeta MS Por Renato Giansante - 14/04/2018 09h03

Reunião com times da conferência norte (foto: Divulgação) Reunião com times da conferência norte (foto: Divulgação)

No último sábado (07), aconteceu na sede da Federação de Basquetebol de MS o Conselho Arbitral da Conferência Norte do Campeonato Novo Basquete Mato Grosso do Sul Adulto (NBMSA) Masculino/2018.

Ao Gazeta MS, a organização confirmou a presença de oito times neste lado do Estadual e estes serão divididos em dois grupos.

A pauta da reunião apresentou os seguintes assuntos: 1) Apresentação do Projeto, 2) Apresentação do Regulamento, 3) Financeiro, 4) Confirmação dos Clubes, 5) Sistema de Disputa.

Na reunião marcaram presença Eduardo Marques de Souza Costa – Presidente, Aparecido Jose Damaceno Lotti – Coordenador do projeto, Rafael de Marco representando a Fundesg/Ultimate/São Gabriel do Oeste e Coxim/Rio Verde, Dirceu Fernando representando a FUNLEC e NEON, Victor Felix Alvarez Pineda representando Deportivo América, Reomar Borges Nogueira representando NTB, Rodrigo representando o SESC, Ronaldo P. Monteiro representando a UCDB.

Alguns pontos serão destaques na competição, tais como a inscrição de até 25 atletas, podendo inscrever atletas de 16 anos acima, mas podendo inscrever apenas 04 atletas por jogo abaixo de 18 anos.

Outro ponto importante do regulamento é que o atleta que for inscrito deverá estar residindo no Estado no mínimo seis meses, evitando com isso a vinda de atletas de outros Estados. Obrigando os Clubes a aproveitarem atletas pratas da casa, atingindo assim principal objetivo do Projeto, valorizar e colocar para jogar nossos atletas.

Algumas equipes não participaram da reunião como Corumbá, Aquidauana, Anastácio, Três Lagoas, mas a Comissão Organizadora deu um prazo de confirmação para estas equipes, mas somente a equipe de Três Lagoas confirmou a presença.

O sistema de disputa aprovado foi o seguinte: 1ª Fase – Classificação – As equipes jogam entre si em seus respectivos grupos, em apenas um turno classificando para 2ª Fase da competição as 04 (quatro) equipes.

2ª Fase – Quartas de Final – Nesta fase as equipes jogam em cruzamento, sistema eliminatório, em apenas uma partida, sendo: Grupo C - 1º Grupo A x 4º Grupo B, Grupo D - 2º Grupo A x 3º Grupo B, Grupo E - 2º Grupo B x 3º Grupo A, Grupo F- 1º Grupo B x 4º Grupo A. Classificam os vencedores para próxima fase. Mando de quadra para equipe com melhor campanha na 1ª Fase de Classificação.

3ª Fase – Semifinal – Nesta fase as equipes jogam em cruzamento, sistema eliminatório, em disputa de melhor de 02 (Duas) vitorias. Grupo G – Vencedor Grupo C x Vencedor Grupo D, Grupo H - Vencedor Grupo E x Vencedor Grupo F. O Mando de quadra, a equipe com melhor campanha em todas as fases, fará a segunda partida em casa ou uma terceira partida caso haja necessidade de desempate.

4ª Fase – Final – Nesta fase enfrentam-se as equipes vencedoras da Fase Semifinal, em disputa de melhor de 02 (Duas) vitorias. O Mando de quadra, a equipe com melhor campanha em todas as fases, fará a segunda partida em casa ou uma terceira partida caso haja necessidade de desempate.

Os grupos ficaram assim formados: Grupo A – 1) NTB- Nosso Time Basquete Campo Grande, 2) Deportivo América Campo Grande, 3) Fundesg/Ultimate/ São Gabriel do Oeste, 4) Coxim/Rio Verde.

Grupo B – 1) NEON/FUNLEC – Campo Grande, 2) SESC – Campo Grande, 3) UCDB – Campo Grande, 4) Três Lagoas.

A abertura da competição da Conferencia Norte está prevista para o dia 12 de maio, a ser realizado na cidade de Campo Grande, no CEMTE – Centro Municipal de Treinamento Esportivo – Carandá Bosque.

Os jogos do evento aconteceram sempre aos finais de semanas e feriados, com rodadas de 02 jogos. A tabela da Conferencia Norte será divulgada no próximo dia 16 de abril e repassada aos órgãos de imprensa para divulgação.



Envie seu Comentário