Mato Grosso do Sul, Sábado 15 de dezembro de 2018

FBMS realizou Conselho Arbitral de Clubes em Maracaju

A novidade maior é que a Federação voltará a realizar o Estadual Adulto

Gazeta MS - 12/03/2018 09h22

Maracaju foi sede da Federação de Basquetebol de MS por um dia neste sábado (10), na oportunidade aconteceu o Conselho Arbitral dos Clubes referente à temporada 2018.

A Assembleia dos Clubes aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, contando com apoio do MBC – Maracaju Basquetebol Clube e da Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Esportes e Aptralmar-Associação dos produtores da Linguiça de Maracaju.

A reunião contou com a presença dos seguintes Clubes: MBC – Maracaju Basquetebol Clube representado pelo Prof. Lotti (Presidente), Prof. Edilson (Vice-Presidente), Prof. Carlos Morelli (Presidente Conselho Deliberativo), Prof. Daniel Caarapó representando os Clubes do Conesul, Prof. Fernando representado a FUNLEC de Campo Grande e Prof. Hugo representando PorãBask de Ponta Porã.

Representando a Federação estavam o Presidente Eduardo Marques de Souza Costa (Batata), Vice Presidente Prof. Jorge A. Pereira.

Vários assuntos foram discutidos na pauta da assembleia, a Confederação Brasileira de Basquete foi um dos assuntos onde o Presidente Eduardo Marques (Batata) fez um relato das conversas entre os Presidentes de Federações e do Presidente da CBB Guy Peixoto, onde o tema principal é a divida da CBB e a falta recurso financeiro para investimento nas categorias de base. Para 2018 a CBB irá fazer as competições nacionais de base com a participação somente dos Clubes, sem oferecer muita ajuda financeira e com referencia às competições entre seleções estaduais, caso seja realizada será por região a custo das Federações Estaduais.

Outro ponto de discussão na pauta foi o Calendário das competições organizadas pela FUNDESPORTE que neste ano e 2018 teve seu formato alterado, ficando JEMS e JOJUMS juntos em suas respectivas modalidades e uma fase final em outra data. Com referencia ao CEMS – Campeonato Escolar de Mato Grosso do Sul entre seleções escolares dos municípios, também está previsto no Calendário. Apesar de serem competições organizadas pela FUNDESPORTE a Federação é responsável pela parte técnica da competição de basquetebol.

Para competições organizadas pela FBMS, os Clubes depois de algum debate fizeram algumas modificações com referencia ao ano de 2017.

A primeira é a realização do Campeonato de Base Sub 14 e não Sub 13, Campeonato de Base Sub 17 em duas etapas, uma no primeiro semestre e a outra no segundo semestre, com objetivo de manter e estimular os atletas nos treinamentos. Na categoria Sub 15 será realizada apenas uma etapa, sendo que a maioria dos atletas pode atuar também no Sub 17. Referente a documentação dos atletas, todos os Clubes irão cadastrar os atletas na FBMS e receber um numero de registro e o atleta para participar da competição deverá ter a carteira de atleta da FBMS.

Outro ponto aprovado foi que Clubes não filiados poderão participar das competições respeitando dois princípios: 1) Pagar uma taxa de inscrição para a competição em que o Clube for participar no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais); 2) Apresentar documentação como Estatuto registrado em Cartório e Ata de Eleição da ultima Diretoria.

A novidade maior é que a Federação voltará a realizar o Estadual Adulto e com relação a está Categoria o Prof. Lotti (Presidente MBC) e Prof. Daniel (Presidente Caarapó Basquete) representando Conesul apresentaram um Projeto denominado "NBMSA" Novo Basquete Mato Grosso do Sul Adulto, onde apresenta uma proposta de realizar uma competição em forma de Campeonato com jogos de ida e volta, somente aos finais de semana, dividindo o Estado em duas divisões Conferencia Norte e Sul e as divisões com grupos regionalizados. Período de realização está previsto para o mês de maio até julho no Masculino e mês de agosto até outubro feminino, com numero de vagas limitadas de 08 Clubes por Conferencia.

A organização do evento estará a cargo da Federação de Basquete do MS, através de uma Comissão Organizadora nomeada pelo presidente da Federação, onde já foram designado Prof. Lotti e Prof. Daniel para dar inicio aos trabalhos para o desenvolvimento deste novo Projeto.

Segundo Prof. Lotti (MBC-Maracaju Basquete) e Prof. Daniel (Caarapó Basquete) "temos que realizar uma competição neste nível, pois nossos jovens quando saem da categoria sub 17, ficam totalmente desemparados, colocando em vão todo um trabalho realizado nas categorias de base. Sabemos que não é fácil realizar um Campeonato neste formato, pois em nosso Estado somente o futebol consegue organizar competição adulta com êxito e vários participantes, mas se nos que estamos à frente do basquete não começarmos não iremos modificar este cenário. Vamos buscar patrocínio e pessoas interessadas em abraçar a ideia."

Ficou definido pela Comissão Organizadora do "NBMSA" que na segunda quinzena do mês de março estará sendo realizada duas reuniões, uma em Caarapó com Clubes da Conferencia Sul e outra em Campo Grande com Clubes da Conferencia Norte, com objetivo de levar a ideia e apresentar o Projeto e definir os Clubes participantes da competição. A Comissão Organizadora estará enviando convites para municípios e clubes do Estado. Os interessados podem entrar em contato com Prof. Lotti celular 67 – 9 9973-0408, email – maracajubasquetebolclube@outlook.com e com Prof. Daniel celular 67-9 9975-9089.

O Presidente da FBMS Eduardo Marques (Batata) disse "que a reunião foi muito importante e o que depender da Diretoria da Federação para fomentar nosso basquetebol será feito, lamentou ausência de alguns Clubes e Municípios que poderiam estar presentes nesta discussão do nosso basquete. Agradeceu ao MBC, Prefeitura de Maracaju, Secretaria de Esportes de Maracaju por receber tão bem os participantes do Conselho de Clubes e a imprensa que ajudou a divulgar o evento e as ações de nossa Federação."



Envie seu Comentário