Compensa comprar imóvel na quarentena?

| ASSESSORIA


A crise que veio junto com a pandemia do coronavírus refletiu diretamente na economia. Também, não é pra menos! Com a necessidade de distanciamento social, todos tivemos que nos adaptar a novos modelos de negócios do dia para a noite. 

Alguns setores cresceram absurdamente, já outros tiveram quedas bruscas e muitos tiveram que mudar completamente. Foram muitas mudanças em muito pouco tempo e muitas delas ainda estamos processando. Por esse motivo, não dá pra gente generalizar e dizer que uma coisa é boa ou ruim, que vale ou não a pena. É preciso entender mais a fundo os impactos da crise naquele setor, assim como, é preciso entender bem o momento da vida de quem vai investir na compra. 

Entendendo melhor o cenário atual do mercado imobiliário
O mercado imobiliário foi um dos que se aqueceu durante a crise e também por causa dela. Um dos pontos que ajudou foi justamente uma das iniciativas do governo: a redução da taxa de juros e a criação de programas de liberação de crédito e verbas para a população e empresas. Isso fez com que a possibilidade de compra de um imóvel, que muitas vezes estava distante, se tornasse cada vez mais possível. 

Do outro lado, também temos muitos proprietários que se viram necessitados do dinheiro do imóvel e os colocaram à venda aumentando assim a oferta disponível e como conhecemos bem a lei de mercado: quanto mais oferta e maior a procura, preços mais baixos. 

Ainda veio um outro fator importante para o segmento: com as pessoas mais em casa, tendo que se adaptar rapidamente para trabalhar, estudar e até mesmo praticar atividade física, viram a necessidade de se ter mais espaço. Muitas dessas pessoas não voltaram a trabalhar fora, adotando permanentemente o home office, por exemplo. Daí também refletiu no aumento da procura por novos imóveis que atendessem a esse novo formato de vida que adotaram. 

Então, muitas pessoas que já estavam pensando em se livrar do aluguel por exemplo, viram que era hora de tirar o sonho do papel. Ao mesmo tempo que muitas se viram precisando de um imóvel novo juntando com a facilidade de compra, temos como resultado um cenário positivo para novas aquisições. 

Entendendo melhor o seu momento atual
Não podemos esquecer que, momentos de crise também requerem uma maior cautela nas decisões. Por isso, é preciso analisar algumas questões antes de concluir se é ou não um bom momento para se comprar imoveis em campo grande ms: 

 Minhas fontes de renda estão estáveis? O que farei para arcar com as parcelas em caso de ficar sem meu emprego? - Tenha em mente que as coisas ainda estão incertas, então é preciso ter um plano B em caso de demissão, por exemplo. 
 Gastarei minha reserva financeira na aquisição desse imóvel? - O ideal é que se tenha o menor impacto possível na sua reserva financeira.
 Qual porcentagem da minha renda atual ficará comprometida com financiamento? - Calcule muito bem qual o destino da sua renda atual e verifique se ela não ficará perigosamente comprometida com a compra do imóvel. 
 Vantagens de se adquirir um imóvel na quarentena
Com todos esses pontos em mente e bem esclarecidos e com a decisão tomada, saiba que, de modo geral é sim um bom investimento adquirir um imóvel no momento atual. Isso porque, além das vantagens que já mencionamos acima e que fizeram o mercado se aquecer, é sempre bom lembrar que um imóvel é um investimento seguro. Apesar das oscilações de mercado, ele sempre se valoriza, além de ser um bem em que estará usufruindo e está protegido pela constituição. E claro, é um excelente investimento a longo prazo. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE