Ford inicia testes com autônomos de quarta geração

Marca do oval pretende lançar primeiros carros 100% autônomos em 2022

| ICARROS


Em conjunto com a empresa de tecnologia Argo AI, a Ford apresentou os primeiros veículos de testes equipados para testar os sistemas de direção autônomos de quarta geração.

Leia mais: + BMW 328: o carro de 80 cavalos que fez sucesso nas corridas + Conheça o Ford Mustang Mach-E montado só por mulheres

Os SUVs Escape Hybrid adaptados para a tarefa irão se juntar a uma frota de 100 unidades do híbrido Fusion que já integram os centros de testes da marca do oval em seis cidades americanas (Austin, Detroit, Miami, Palo Alto, Pittsburgh e Washington D.C).

Na comparação com os Fusion, os Escape trazem um pacote tecnológico mais sofisticado, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do serviço de carros 100% autônomos da marca, previsto para estrear em 2022 no exterior.

A lista de novos sensores inclui um LiDAR de longo alcance, com resolução maior e 128 feixes de detecção, que tem como objetivo melhorar a visão 360° pelo veículo e funciona integrado a um conjunto de câmeras na dianteira e na traseira e um LiDAR de curto alcance.

Foi modificado também o sistema de limpeza dos sensores, com jatos de ar, bicos de pulverização de água sob pressão e novos revestimentos hidrofóbicos, para garantir o funcionamento correto da direção autônoma mesmo em condições adversas.

A melhoria nos sensores, que exigem uma demanda maior de energia, fez ainda que a Ford modificasse a bateria de alta tensão usada para alimentar o motor elétrico do sistema de propulsão híbrido. Além de células adicionais, foi adicionado um sistema de refrigeração a líquido.

O nível quatro de automação veicular é o penúltimo da escala definida pela organização internacional SAE e prevê que o veículo seja capaz de dispensar o motorista na grande maioria das aplicações, se diferencial do nível cinco principalmente pela ausência da capacidade de operar em condições ambientais extremas.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre a tecnologia. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros) Instagram (instagram.com/icarros_oficial) YouTube (youtube.com/icarros)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE