Haas define Pietro Fittipaldi como substituto de Grosjean no GP de Sakhir

Piloto é o primeiro brasileiro na categoria após a aposentadoria de Felipe Massa em 2017

| ROGéRIO VIDMANTAS


Pietro Fittipaldi estreia na F1 no próximo domingo no GP de Sakhir (Foto: Twitter Oficial/Haas F1 Team)

O Brasil volta a ter um piloto do grid da Fórmula 1 no Grande Prêmio de Sakhir. Pietro Fittipaldi, piloto reservada da equipe Haas, irá ocupar o lugar de Romain Grosjean no próximo domingo (6). O francês, que segue internado para observação após o grave acidente que sofreu neste domingo no GP do Bahrein, não terá condições de pilotar em função das queimaduras que teve nas mãos. O anúncio foi feito pela equipe americana na manhã desta segunda-feira (30).

O sobrenome de Pietro entrega de onde vem o seu DNA automobilístico. O piloto é neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão da categoria, e será o 32º brasileiro a pilotar na F1. O último foi Felipe Massa, na temporada de 2017.

Fittipaldi acompanhou a Haas na maioria das corridas de 2020 atuando como piloto de testes e tem em seu currículo o título da Fórmula V8 Series, além de ter disputado etapas da Fórmula Indy em 2019. O brasileiro já testou os dois últimos carros da Haas na F1 em sessões de treinos livres e de pré-temporada.

A temporada 2019 foi a que Pietro mais teve contato com o carro da Haas. Apenas no circuito de Abu Dhabi, nas sessões de testes de jovens piloto após ao fim do campeonato, o brasileiro completou 135 voltas, o equivalente a dois GPs e meio. Além disso, o piloto já andou mais de dois mil quilômetros com um carro de F1, totalizando 422 voltas em três circuitos distintos: Yas Marina, Sakhir e Barcelona.

Pietro lamenta as circunstâncias da oportunidade, mas se diz ansioso pela primeira corrida. “O mais importante de tudo é que Romain está seguro e bem. Claro que não é circunstância ideal para estrear na F1, mas sou extremamente grato ao Gene Haas e Gunther Steiner por me colocarem no carro neste fim de semana. Tenho acompanhado o time durante muito tempo nessa temporada, tanto nas pistas do calendário quanto no simulador, então estou familiarizado com a forma que o time opera durante um Grande Prêmio. Será incrível poder largar pela primeira vez na F1. Darei meu máximo e já estou ansioso para o primeiro treino livre na próxima sexta-feira”, afirma o brasileiro.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE