5 carros imbatíveis que reinaram absolutos nas pistas da F1

Carros dos títulos de Senna, Schumacher, Vettel, Hamilton e Button deixaram suas marcas na história da Fórmula 1

| ICARROS


Existiram carros na Fórmula 1 que tiveram relevância tão grande quanto os próprios pilotos que estiveram pisando firme no acelerador. Buscamos cinco dos mais importante deles nos últimos anos da F1, sendo um de cada geração.

McLaren MP4/4

Pilotado por Ayrton Senna e Alain Prost em 1988, o McLaren MP4/4 venceu 15 das 16 corridas daquela temporada e foi eleito pelos fãs da F1 com o principal carro da história da F1.

Foi com esse modelo que Senna conquistou seu primeiro título mundial, justamente em sua primeira temporada na McLaren. Foram oito vitórias de Senna e sete triunfos conquistados por Prost.

Brawn BGP 001

Rubens Barrichello e Jenson Button foram os pilotos que aceleraram o carro da equipe Brawn GP na temporada 2009. Com uma tecnologia que surpreendeu todos os rivais, esse modelo empilhou vitórias no início da temporada e quando as outras equipes conseguiram copiar a tecnologia inovadora do difusor duplo, já era tarde demais.

Button foi o campeão mundial com a Brawn, equipe que durou apenas uma temporada na F1 e depois foi vendida para a Mercedes. Barrichello terminou o ano com o terceiro lugar na tabela.

Ferrari F2002

O ápice de Michael Schumacher e da Ferrari na F1 pode ser colocado bastante na conta do F2002, carro que venceu 15 das 17 corridas da temporada 2002 e faturou 10 pole positions no ano.

Pilotado pelo próprio alemão e também por Rubens Barrichello, o modelo F2002 levou o time da Ferrari ao título mundial de pilotos e de construtores com muita vantagem sobre as equipes rivais.

Para se ter uma ideia, Schumacher conseguiu o título mundial em 21 de julho, ainda com seis corridas para o término da temporada. O alemão ganhou 11 provas e Barrichello venceu quatro corridas. O F2002 fez tanto sucesso que ainda foi utilizado por quatro corridas no início de 2003, conquistando ainda mais duas poles e uma vitória. A hegemonia da Ferrari durou entre 2000 e 2004.

Red Bull Renault RS27-2013

Os quatro títulos mundiais de Sebastian Vettel vieram com grande ajuda dos carros da Red Bull entre as temporadas 2010 e 2013, anos de hegemonia da equipe austríaca. O Red Bull Renault RS 27-2013 aplicou um passeio nos demais concorrentes, principalmente da metade da temporada em diante.

Vettel conquistou 13 vitórias no ano, sendo nove vitórias consecutivas entre o GP da Bélgica e a última prova no Brasil, garantindo o tetracampeonato ainda com três corridas de antecipação na Índia. Mark Webber, seu companheiro na Red Bull, não conseguiu chegar nem perto do alemão, fechando a temporada em terceiro lugar no campeonato e sem vitória.

Mercedes F1 W07

O último carro que dominou completamente a Fórmula 1 foi o Mercedes F1 W07, que levou Nico Rosberg ao título de 2016. A disputa do campeonato com Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, foi até a última corrida do ano, sendo nove vitórias do piloto alemão e dez triunfos do britânico em 21 provas disputadas.

Eles somente não venceram na Espanha, quando as duas Mercedes se bateram na primeira volta da corrida e na Malásia, quando o motor da Mercedes de Hamilton estourou e Rosberg fez uma prova tumultuada com uma rodada no início e depois ainda sofreu uma punição. A Mercedes foi campeã nas últimas seis temporadas da F1 (2014-2019).

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros) Instagram (instagram.com/icarros_oficial) YouTube (youtube.com/icarros)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE