Vice-presidente do TJMS participa de compromissos institucionais em Brasília

| TJMS


Desde o início da semana, o Des. Carlos Eduardo Contar, Vice-presidente do TJMS e Presidente eleito para o biênio 2021/2022, está em Brasília em uma maratona de eventos e compromissos institucionais.

Na segunda, ele esteve no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para representar o Poder Judiciário de MS no VII Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE). O magistrado foi homenageado com a entrega da Medalha Célio Silva, a mais alta comenda entregue por serviços prestados em prol da justiça eleitoral e do fortalecimento da democracia.

Os agraciados para receber a honraria foram indicados por todos os diretores nacionais e regionais do COPEJE e o desembargador recebeu a medalha das mãos da vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, Caroline Lacerda.

Ontem, o Des. Contar foi recebido pelo Ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça, quando trataram da aproximação das Cortes, em especial no desenvolvimento de projetos em comum que possam interessar a ambas as partes. Uma conversa muito produtiva.

Nesta quarta-feira, o Vice-presidente do TJMS esteve com a juíza Renata Gil, Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Eles conversaram longamente e o magistrado colocou o Poder Judiciário de MS à disposição da AMB para acompanhamento e apoio aos propósitos da entidade. De igual forma, Renata Gil disponibilizou a estrutura da entidade para o que se fizer necessário.

Após, o desembargador foi recebido pelo Ministro Luiz Fux, Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. A conversa entre os magistrados versou sobre a autonomia dos Estados e a necessidade de considerar as peculiaridades de cada Poder Judiciário. O Ministro mostrou-se aberto a oitiva dos representantes estaduais, inclusive em razão de toda sua trajetória na justiça carioca antes de ascender ao cargo de ministro do STJ e, após, do STF.

Recebido na qualidade de Presidente eleito do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, o Des. Contar convidou a todos para presenciarem a transmissão do cargo, marcada para o dia 22 de janeiro  de 2021, apesar das limitações sanitárias em virtude do coronavírus e da agenda sempre bastante comprometida dos Presidentes das Cortes Superiores.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE