Sucesso da campanha do Pacijus garantiu um Natal feliz para 1.652 crianças, adolescentes e idosos

| TJMS


Um ano de muitos desafios, em que a solidariedade falou mais alto. Este foi o ano de 2020, que terminou com o sucesso da campanha de Natal do Pacijus do TJMS. No total, 1.652 entre crianças, adolescentes e idosos tiveram seus corações revigorados com o gesto de cada padrinho e madrinha que doaram muito mais do que presentes: doaram amor, afeto e alegria. 

Assim, 42 comarcas do interior, além de Campo Grande, tiveram projetos contemplados. Ao total, 84 instituições, que realizam projetos e ações para melhorar a vida das pessoas que mais necessitam, tiveram participação nesta campanha.

As entregas começaram no dia 11 de dezembro, com a cerimônia oficial no TJMS, que teve a participação do presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Paschoal Carmello Leandro, e de sua esposa, Célia Márcia de Arruda Leandro, apoiadora das ações sociais do Pacijus no TJMS. 

Na ocasião, seis instituições enviaram representantes para receber os presentes. Nos dias seguintes, as entregas foram sendo realizadas em Campo Grande, pela equipe do Pacijus. Cinco rotas levaram para todas as 42 comarcas interior os presentes entregues pelos parceiros e padrinhos do Pacijus. 

Nesta quinta-feira (17), as entregas foram finalizadas com dois pedidos especiais. Um deles foi dos escoteiros do Grupo Mário Dilson, que atua no bairro Noroeste, na Capital, que receberam 32 barracas de acampamento. 

Muitas atividades do Grupo de Escoteiros ficaram suspensas, em razão da pandemia de Covid-19, principalmente a atividade que os participantes mais gostam, que é o acampamento no campo. 

A líder do grupo, Denize Alves de  Vasconcellos Benteu, explica que entre as atividades dos escoteiros estão os acampamentos. Como os recursos do grupo e das famílias dos participantes são poucos, nem todos podem ter a própria barraca. 

“Atualmente atendendo 72 crianças e adolescentes, de idades entre 6 e 21 anos. Para retornarmos em 2021 e garantir os protocolos de biossegurança impostos pelo coronavírus, precisávamos de uma barraca para cada membro. E essa entrega do Pacijus do TJMS vai garantir que possamos realizar os acampamentos', disse Denise, explicando que antes, em cada barraca, ficavam três escoteiros.

A segunda entrega do dia foi no Grupo Sarau Raízes, no bairro Estrela do Sul, em Campo Grande, e a emoção tomou conta. “Eu estava em oração, porque parecia impossível receber 11 acordeons, mas Deus atendeu meu pedido e fomos agraciados pelo Tribunal de Justiça', disse emocionada Ilza Feitosa, responsável pelo grupo de Músicos.

A musicista conta que, por meio da música, muitas pessoas foram resgatadas dos vícios e da depressão. Os presentes da campanha de Natal do Pacijus melhoraram a qualidade de vida de músicos, que são idosos e têm uma vida humilde.

“Célia Leandro teve um olhar solidário para o grupo de músicos do Sarau Raízes. Quero agradecer também o presidente do Tribunal de Justiça, Des. Paschoal Carmello Leandro, que tem feito um trabalho maravilhoso em prol dos que mais precisam', disse Ilza Feitosa. 

Amamsul – A Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul) teve papel preponderante nas campanhas do Pacijus, em especial, na de Natal. A instituição, que congrega os magistrados do Poder Judiciário estadual, além de ser parceira, buscou padrinhos, madrinhas e gerenciou as doações, advindas por meio de depósitos e transferências bancárias.

Como ato final, fez doações para a ceia de Natal de cinco unidades de acolhimento. Todos os anos, as instituições recebiam doações da comunidade, mas chegando o fim de 2020, não tinham sido agraciadas. Sensibilizada pela situação, a Amamsul, por meio de seus magistrados, providenciou para que a ceia de Natal das crianças e adolescentes em acolhimento fosse realizada da melhor maneira. 

A campanha de Natal do Pacijus 2020 foi lançada no dia 22 de outubro e contemplou pessoas vinculadas a 84 instituições, projetos e casas de acolhimento. Além da Capital, outras 42 cidades de MS tiveram pessoas apadrinhadas. 

Foram elas: Amambai, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Brasilândia, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Juti, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de MT, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

A campanha de Natal do Pacijus 2020 teve o apoio dos parceiros Mécari Distribuidora, TRE-MS, Justiça Federal de MS, Fundação Unisaúde, Fundação Ueze Zarhan, Postos Bonnato, Hedge Loteamentos, VCP Perícias, Plaenge, Unimed Campo Grande, Amaporã Seguros, Sindijus, Cartório do 5º Oficio, Cartório de Registro de Imóveis da 2ª Circunscrição, 9º Serviço Notarial e de Registro Civil, DL Arquitetura e Construção, Terras Brasil Negócios Imobiliários, Netsafe, Suporte Serviços, Grupo Imagetech, Revista Also, Festas e Eventos, Softplan, Jornal O Estado de MS e Office Formmato.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE