Dourados começa hoje vacinação de idosos com 80 anos ou mais

Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu um cronograma que privilegia idosos acamados e não acamados, começando com as pessoas que tem mais idade

| ASSECOM


A Prefeitura de Dourados começa nesta segunda-feira (1) a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com 80 anos ou mais. O cronograma foi criado depois que o município recebeu mais um lote com 720 doses de vacinas CoronaVac na última sexta-feira (29).

A vacinação obedecerá dois públicos alvos acima dos 80 anos: acamados e não acamados. No caso dos acamados, a vacinação será feita por equipes volantes. Ou seja, os profissionais da saúde irão até às pessoas a serem vacinadas em locais pré-determinados. Já os não acamados deverão ir até os postos de vacinação escolhidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).

Para os acamados, a vacinação começará nesta segunda (1) nas unidades de Saúde da Família (ESF) do Jardim Maracanã, Ouro Verde e Carisma. O horário será das 13h às 17h. O cronograma terá sequência durante toda a semana em várias regiões do município, inclusive os distritos. 

Para os não acamados, a SEMS definiu o critério da idade como prioridade. O mais idoso será priorizado. O cronograma começa também nesta segunda-feira (1) em todas as Unidades Básicas de Saúde, Urbanas e Rurais) para pessoas acima de 99 anos. A vacinação estará disponível das 13h às 17h.

O esquema de vacinação continuará até sexta-feira, inclusive com horários também na parte da manhã, em todas as Unidades de Saúde, porém a faixa etária muda. Na terça-feira (2) será a vez das pessoas que têm entre 95 e 98 anos. Na quarta-feira (3) receberão as doses os idosos de 90 a 94 anos. Na quinta-feira (4) é a vez das pessoas entre 85 e 89 anos. Na sexta-feira (5), o cronograma se encerra com as pessoas entre 80 e 84 anos.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Frederico de Oliveira Weissinger, a semana é decisiva para imunizar um grupo prioritário estipulado pelo Plano Municipal de Imunização. “Estamos avançando com os idosos, com os profissionais de saúde e com os indígenas, que estão sendo vacinados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena. Em breve começaremos com outros públicos alvos”, destacou Frederico.

Transparência

Até a última sexta-feira (29), Dourados já havia vacinado 2.537 pessoas, sem contar com a população indígena que tem um sistema próprio e independente de vacinação organizado pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

Os dados estão disponíveis no portal da Prefeitura de Dourados (https://www.dourados.ms.gov.br/index.php/transparencia-vacinacao-covid-19/), onde constam também informações de todos os pacientes vacinados, além do grupo prioritário a qual ele pertence. Dourados foi um dos pioneiros no Brasil a adotar o sistema de transparência na vacinação contra a Covid-19, inclusive com lista de nomes das pessoas vacinadas.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE