IRA! homenageia Marielle Franco em 'Mulheres à Frente da Tropa'

| ROGéRIO VIDMANTAS


Edgar Scandurra e Nasi formam o Ira! (Foto: Carina Zaratin)

Em 2020 a banda paulistana IRA! Vai quebrar um jejum de 13 anos sem lançar um álbum de estúdio com músicas inéditas. Algumas canções deste novo disco, que leva o nome da banda sem o ponto de exclamação já são conhecidas dos fãs e, entre essas novidades está a incrível “Mulheres à Frente da Tropa”. A faixa agora ganhou registro visual com um videoclip marcante, com homenagens a grandes mulheres, como a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada em março de 2018.

 

O registro foi disponibilizado no canal da banda no youtube nesta semana e justifica a mensagem forte e atual da música que vai estar no disco IRA. Dirigido por Luciana Sérvulo da Cunha, que dividiu o roteiro com o Edgard Scandurra, autor da música. A maior parte das imagens foram captadas nas dependências da Ocupação 9 de Julho, em São Paulo.

 

A narrativa do clipe é desenvolvida a partir do sonho de uma senhora que, ao dormir em sua poltrona, enxerga diversas mulheres indo rumo a seus destinos. Dentre elas, importantes personalidades aparecem e são homenageadas. Alem de Marielle, outras brasileiras como Dandara e Preta Ferreira, representantes dos movimentos MSTC, MTST e MST também são aclamadas. O vídeo ainda volta um pouco no tempo, como no momento em que uma sufragista norte-americana aparece em sua luta pelo direito de voto das mulheres.

 

A líder indígena Guarani Sônia Ana Mirim, a bailarina Sandra Miyazawa e várias outras ativistas, estudantes e artistas também participam e reforçam a importância da mensagem do clipe. Entre as vozes femininas da música, está Virginie Boutaud, da saudosa banda Metrô.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE