Comad inicia nesta sexta a capacitação “Pandemia da Dependência Química”

A formação trata de diversos assuntos dentro da temática e segue até o mês de novembro

| ASSESSORIA


O evento será online, através do Youtube. Imagem: Reprodução

Começa nesta sexta-feira (30) a capacitação sobre drogas oferecida pelo COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), com o Geped/UFGD (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Drogas da Universidade Federal da Grande Dourados) e o Projeto Tekoha Marane’y.

A primeira palestra será sobre as Drogas na história. A formação deste ano tem por tema a “Pandemia da Dependência Química” e será oferecida no formato online, com palestras no canal do COMAD e Tekoha Marane’y no Youtube.

De abril até novembro serão abordados temas como: a lei sobre drogas e o Comad, efeitos do abuso de substâncias, a espiritualidade no tratamento da adicção, Abuso de substâncias entre mulheres e crianças, drogas e violência, dependência e povos indígenas, farmacologia do abuso de drogas, prevenção cuidados e reinserção social, opções de tratamento, e sistema prisional e drogas.

Serão 60 horas com certificação aos participantes que cumprirem o mínimo de 70% da carga horária e apresentarem o trabalho conclusivo, publicado após o último encontro no mês de novembro.

De acordo com professor Neimar Machado de Sousa, um dos organizadores da capacitação, o tema segue uma recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), para que os Estados estabeleçam um controle maior sobre a venda de álcool. Durante a pandemia da covid-19, houve um aumento no consumo de substâncias legais e ilegais.

“Há uma tendência social em saúde, chamada de coping, uma palavra em inglês que tem associação com a maneira de enfrentarmos os problemas. É a forma como reagimos às situações de estresse, ameaça, ansiedade e desconforto emocional. Algumas pessoas respondem a esses sentimentos negativos recorrendo ao uso de drogas, justamente o que temos observado durante a pandemia”, explica Sousa.

As inscrições já estão abertas, a programação e o contato com a comissão organizadora estão disponíveis no site do evento: https://www.even3.com.br/Comad2021



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE