Agro Cooperação: Semagro e Iagro lançam campanha para produção de alimentos seguros

| PRISCILLA PERES, SEMAGRO


Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), lança no dia 21 de setembro uma campanha educativa em defesa sanitária agropecuária. O intuito é ampliar a conscientização quanto ao compromisso com a produção de alimentos seguros.

Intitulado Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios, a ação tem como estratégia promover a conformidade na produção agropecuária, estimular a adoção de boas práticas agrícolas e em apicultura, troca de experiências e informações. Visa conscientizar as partes envolvidas sobre seus limites, responsabilidades e compromissos com a produção de alimentos seguros, abrangendo ainda o cuidado com a saúde humana e promovendo uma produção ambientalmente sustentável.

Conforme diretor da Iagro, Daniel Ingold, essa ação tem por foco estimular o diálogo entre produtores rurais, apicultores e profissionais da aviação agrícola e revendas de agrotóxicos. A ideia é que conhecendo as especificidades de cada atividade, promoveremos o respeito e cuidados mútuos, mitigando riscos e prejuízos para a apicultura e o ambiente.

“Queremos que cada um veja o outro como um parceiro e não como adversário. Para isso é importante que o diálogo seja uma constante e haja também conscientização sobre as responsabilidades nas operações com agrotóxicos e afins, oportunizando condições iguais de produção”, complementa Ingold.

A campanha vai estimular as boas práticas pelos agricultores e aplicadores, para mitigar os riscos dos agrotóxicos em aplicações terrestres e aéreas. Da mesma forma, lembra o diretor, o apicultor também deve observar as regras e limites associados à sua atividade.

O que significa estar com seu apiário devidamente cadastrado na Iagro, adotar os manejos necessários com suas colmeias em área vizinhas às lavouras agrícolas e buscar o diálogo para formalização do pasto apícola nas áreas de exploração comuns entre a agricultura e apicultura no Estado. “A expectativa é que, com a campanha, relatos de prejuízos de pequenos produtores e apicultores associados às aplicações irregulares de agrotóxicos se tornem coisa do passado”, pontua Ingold.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck afirma que este é um primeiro passo para haver ganhos na produção agropecuária e preservação ambiental no futuro. “Com desenvolvimento do cultivo responsável e sustentável, a valorização do serviço de polinização pelas abelhas e a integração equilibrada entres os entes da cadeia agropecuária do Mato Grosso do Sul”, completa.

Campanha

A campanha Agro Cooperação - uma consciência, inúmeros benefícios surge no escopo das parcerias da Iagro e entidades do setor produtivo privado, firmadas desde o ano passado. Todas com foco em incentivar o diálogo, com ações de interesse mútuo abrangendo ações de defesa sanitária para agricultura, apicultura, aviação agrícola e rede de distribuição de insumos agrícolas. A campanha educativa conta com a parceria do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e apoio da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (AEAMS). A iniciativa envolve ainda a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (CSEAP) da Semagro.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE