Em Iguatemi, equipe da Semagro acompanha ações do PROSOLO

| GOVMS / PAULO MASSAHARU YAFUSSO


Na oportunidade também foi discutido com os técnicos da Itaipu o andamento da parceria do termo de cooperação do convenio que a Semagro mantem com o Consórcio Conisul 

Sob coordenação do superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, a equipe da Semagro está em Iguatemi acompanhando os trabalhos de manejo e conservação de solo e água, realizados através do Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (PROSOLO).

O trabalho, que inclui ações de manejo e conservação de solo e água, além de ações de recuperação ambiental nas áreas afetadas (voçorocas), servirá de modelo para ser replicado em toda bacia.

Executado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da região Sul de MS (Conisul) com R$ 1,1 milhão do Fundo de Regularização de Terras (Funter), o trabalho tem por objetivo a recuperação de solos e restauração ecológica em área prioritária nas nascentes da bacia do Rio Iguatemi, no município de Iguatemi.

Segundo Beretta, além de acompanhar as atividades o grupo se reúne com representantes do Consórcio (Prefeitos: Chico Piroli de Sete Quedas, Gilson Cruz, de Juti, e Rogério Torquetti, de Tacuru) e o gerente da Divisão de Apoio Operacional da Itaipu, Haroldo Virgílio, para discutir metodologia de implantação do programa de revitalização da bacia do Rio Iguatemi. “Esse foi um pleito levado pelo secretário Jaime Verruck para o presidente da Itaipu e ontem definiu-se que é necessário um alinhamento das técnicas de revitalização da bacia', explicou.

Num segundo momento do encontro também foi discutido com os técnicos da Itaipu o andamento da parceria do termo de cooperação do convenio que a Semagro mantem com o Conisul, na execução dos trabalhos de manejo e conservação de solo e agua na Fazenda Santa Maria, no município de Iguatemi. A área foi visitada pela equipe antes do retorno a Capital, nesta tarde.

Acompanham o superintendente Beretta, a coordenadora de Agricultura da Semagro, Vanusa Borges, e a coordenadora de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Semagro, Sylvia Torrecilha.

PROSOLO

O plano foi elaborado a fim de nortear as ações de implementação de sistemas de recuperação e conservação destes recursos naturais. Para isso, será feita a identificação das principais causas da degradação e da integração entre as práticas de manejo em áreas de produção agropecuária.

O PROSOLO busca o desenvolvimento sustentável, gerando riquezas, qualidade de vida e conservação dos recursos naturais através da conjugação da parceria de setores público e privado. A partir de uma política estruturante, o Governo do Estado espera a adoção de boas práticas de produção e sustentabilidade,

Kelly Ventorim, Semagro



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE