Dia da Saúde Oral: Cinco Dicas para manter a higiene bucal do seu pet

| ASSESSORIA


Em 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, o qual se discute muito sobre os cuidados na higiene bucal das pessoas. Mas saiba que mais de 80% dos cães e gatos, entre 3 e 5 anos de idade, desenvolvem algum tipo de problema na boca - entre eles estão a periodontite, fratura nos dentes, problemas de dentes de leite persistentes, tumores na boca ou fraturas de mandíbula ou maxilar. "Os tutores tendem a achar que a boca não representa nenhum risco para o bichinho e acaba negligenciando esse cuidado" diz o veterinário da Mars, Dr. Marcello Roza, especialista em odontologia. "A maior parte desses problemas pode ser evitada com cuidados e prevenções", completa Roza.

Uma simples escovação dos dentes, por exemplo, já ajuda a evitar sérias infecções, inclusive comprometer a vida dos cães e gatos. Mas é preciso manter a atenção à higiene bucal dos pets periodicamente, tanto quanto as idas frequentes ao veterinário. Por isso, levantamos aqui cinco dicas para manter a saúde dos bichinhos.

• Atenção aos sintomas

A higiene precisa ser mantida periodicamente, mas, caso não seja um hábito ainda, fique atento a alguns sintomas como mau hálito e gengivite (aquela linha vermelha acima dos dentes mais retraída junto com secreção), que não são normais. Eles também podem ficar irritados quando estão com problemas dentários, porque não costumam demonstrar dor. Além disso, caso perceba dentes descoloridos ou com tártaro, mastigação anormal ou comida caindo da boca, apetite reduzido ou recusa em comer, sangramentos ou inchaços nas áreas ao redor da boca, busque um veterinário.

• Higienização diária

A escovação diária é a melhor alternativa para evitar qualquer tipo de doença bucal. "Uma escova de boa qualidade - de cerdas bem macias e cabeça pequena - e pastas apropriadas para uso em animais (cuidado para só escovar com cremes dentais especiais de uso veterinário) previnem uma série de doenças na cavidade oral e isso reflete na saúde geral do seu melhor amigo", afirma Roza.

As vezes não é fácil, porque os bichinhos ficam ansioso, mas tenha paciência e comece aos pouquinhos, pois manter essa rotina é, sem dúvida, a melhor coisa para livrar cães e gatos de problemas maiores. Então, para quem tem um filhote, a dica é: acostume-os desde cedo com ao menos três escovações semanais. Outra solução para quem não conseguir fazer em casa é: quando for levar para dar banho em petshop, verificar se também fazem a escovação dos dentes.

• Manter bons hábitos alimentares

Atenção no que os cães e gatos estão consumindo. A dieta caseira também pode ser causadora de tártaro muito mais rápido do que outro tipo de nutrição para pets. Contudo, o alimento seco, por ser mais duro, contribui com a limpeza dos dentes dos animais. "O tutor que realmente preza pela saúde do pet precisa procurar rações de qualidade garantida, que possuam nutrientes e que melhorem, não só a saúde bucal, mas a expectativa de vida dos bichinhos", conta Dr. Marcello.

• Uso de brinquedos e petiscos como o Dentastix

Os brinquedos são divertidos e ótima fonte de interação com os bichinhos. Mas eles também podem ter a função de fazer com que eles roam e raspem a superfície dos dentes, ajudando na higienização. Os petiscos funcionais têm ação mecânica, por causa de seus formatos, e química em função dos constituintes, além de ser a forma mais atrativa para ajudar na limpeza bucal dos pets. No caso dos cães, a Pedigree® possui o Dentastix. "Ele atua como um petisco funcional - para cães adultos e raças pequenas - bastante importante, porque também complementa a ação da escovação, alcançando lugares aonde a escova não chega", explica Roza. Os snacks DentaStix foram desenvolvidos em parceria com o Centro de Nutrição Animal WALTHAM®, a autoridade científica principal sobre nutrição e bem-estar animal, e está cientificamente comprovado que seu uso diário combate até 80% da formação do tártaro.

• Visite o veterinário regularmente

Para cuidar dos nossos dentes, escovamos e visitamos o dentista regularmente. Com os cães e gatos não é diferente. Por isso, é indicado que os pets passem por um exame bucal de rotina pelo menos uma vez ao ano. O veterinário é o profissional indicado para identificar se a limpeza está sendo feita de maneira correta, dar as instruções, além de fazer uma higienização completa na boca do seu animalzinho.

Sobre a Mars Petcare

A Mars Petcare é a divisão focada em nutrição e bem-estar animal da Mars, uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS® e OPTIMUM™. Além de prover o mercado pet com produtos cuidadosamente desenvolvidos, a Mars Petcare também conta com projetos para combater o abandono animal globalmente, incentivando a adoção responsável e apoiando instituições que abrigam animais em situação de rua. Cerca de 100 mil colaboradores de Petcare, com presença em aproximadamente 130 países, trabalham em prol de Um Mundo Melhor para os Pets e estão reunidos sob os Cinco Princípios da Mars - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE