Arbitral define Estadual 2022 e mantém Operário e Comercial no mesmo grupo

Competição terá o mesmo formato deste ano com primeira rodada em fevereiro

| ASSESSORIA


Federação e clubes defiram detalhes do Estadual 2022 nessa terça. Foto: Divulgação

O Campeonato Sul-Mato-Grossense 2022 definiu a divisão dos clubes nos dois grupos da primeira fase. A escolha foi feita na reunião do Conselho Arbitral na manhã desta terça-feira (19), em Campo Grande. Dentre os oito times já garantidos – dois sobem na disputa da Série B em dezembro -, apenas o EC Águia Negra não enviou representante.

O Campeonato Estadual será disputado em duas chaves, com cinco clubes cada que se enfrentam em turno e returno. Após as dez rodadas da primeira fase, os três melhores de cada lado avançam para um hexagonal final, mais uma vez se enfrentando em turno e returno e o clube que acumular mais pontos fica com o título. Em relação ao rebaixamento, os dois piores de cada chave na primeira fase caem para a Série B.

O encontro foi dirigido pelo presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário, e pelo vice e coordenador de competições, Marcos Tavares. Federação e clubes definiram a data de 6 de fevereiro para a primeira rodada, mas a tabela completa e as datas dos jogos finais dependem do calendário do futebol brasileiro a ser divulgado pela CBF nos próximos dias.

Como o formato da competição era conhecido, já que mantém o mesmo de 2021, a expectativa estava na divisão das chaves. Assim como ano passado, o critério geográfico foi o fundamental, o que, na opinião dos dirigentes, facilitaria a logística. Melhor para EC Comercial, Operário FC e União ABC, que estão no Grupo A, se enfrentam e saem de Campo Grande apenas para os jogos contra Costa Rica EC e SER Chapadão. Essa divisão garante a disputa do clássico Comerário em dois jogos na primeira fase.

No Grupo B as viagens serão mais constantes. Aquidauanense FC, Dourados AC e EC Águia Negra esperam campeão e vice da Série B para completar a chave.

Dois jogos da primeira rodada estão certos. No Grupo A, o atual campeão Costa Rica estreia no Estádio Laertão contra o Operário. No B, o DAC, vice-campeão, enfrenta o segundo colocado da Série B.

 

(Rogerio Vidmantas)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE