AVC: a cada minuto sem atendimento cerca de 2 milhões de neurônios são perdidos1

Campanha "A Vida Conta e o AVC não espera" alerta sobre enfermidade que é a segunda maior causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo2

| ASSESSORIA


De acordo com a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization), o acidente vascular cerebral, mais conhecido como derrame, afetará uma a cada quatro pessoas no mundo ao longo da vida3, sendo que é altamente incapacitante, pois aproximadamente 70% dos pacientes ficam com sequelas e 50% se tornam dependentes2. Ajudar a mudar esse cenário é o objetivo da campanha "A Vida Conta e o AVC não espera", lançada este mês pela Boehringer Ingelheim.

A ação conta com a participação especial do ator e apresentador Lucio Mauro Filho, cujo pai, o comediante Lucio Mauro, faleceu em 2019 por causa da doença. O ator narra o vídeo-tema da campanha e ensina o público a identificar os sinais do AVC, enfatizando a necessidade de buscar atendimento rápido.

"A cada minuto sem atendimento dois milhões de neurônios morrem. Assim que começarem os sintomas, vá imediatamente para um centro de atendimento especializado em AVC, porque cada minuto faz a diferença para salvar o cérebro e tentar recuperar a sua função evitando sequelas futuras. Por isso, a campanha se chama A Vida Conta, porque a gente não pode esperar, já que cada minuto é fundamental ", afirma Dra. Sheila Martins, presidente eleita da World Stroke Organization.

O Brasil registra anualmente cerca de 400 mil novos casos de doenças cardiovasculares e aproximadamente 101 mil mortes provocadas pelo AVC4. Em 2019, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 223 mil internações por AVC e, no mesmo ano, a doença foi responsável por 1,52 milhão de dias de internação nos hospitais públicos4.

Ainda em 29 de outubro celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, data importante para ressaltar os sinais de alerta da doença. Porém, antes de mais nada é importante saber o que é a enfermidade e conhecer seus principais sinais. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença causada pela interrupção de fluxo em vasos sanguíneos do sistema nervoso central (subtipo isquêmico) ou pelo extravasamento de sangue dos mesmos vasos (subtipo hemorrágico)5. Os principais alertas são a perda súbita de força ou formigamento de um lado do corpo (face e/ou membros), dificuldade de falar ou compreender a fala, perda visual súbita em um ou ambos os olhos, tontura, perda de equilíbrio e/ou coordenação, dor de cabeça intensa e sem causa aparente5.

Portanto, quando perceber alguns desses sintomas, é recomendado procurar o serviço de urgência rapidamente, para que seja feita uma avaliação médica. Para facilitar o reconhecimento da doença, existe uma técnica que ajuda a identificar quando uma pessoa está sofrendo um AVC. As quatro etapas seguem a abreviação "SAMU":

• Sorriso - peça para a pessoa sorrir. Note se um lado do rosto não mexe.

• Abraço - veja se o paciente consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar.

• Música - solicite que a pessoa cante uma canção ou fale uma frase e atente para a voz "enrolada" ou arrastada.

• Urgente - caso identifique um ou mais desses sinais, dirija-se a um atendimento médico de urgência.

Para evitar um quadro de AVC é importante estar atento aos principais fatores de risco, que podem ser divididos em não modificáveis e tratáveis5. Dentre os não modificáveis está a idade, pois conforme ela aumenta maior é a chance de ter um AVC6. De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, a prevalência aumenta após os 55 anos de idade7. Já os tratáveis dizem respeito à prevenção e ao cuidado com a pressão alta, obesidade, sedentarismo, colesterol elevado, doenças do coração como arritmias, diabetes, tabagismo e alcoolismo.

"É fundamental sabermos que existe tratamento, mas mais importante ainda é sabermos que o AVC tem prevenção em 90% dos casos. Então, saber quais são esses fatores de risco e tratá-los adequamente pode salvar uma vida", ressalta Dra. Sheila Martins.

O tratamento do AVC, seja isquêmico ou hemorrágico, requer a ida ao hospital o mais rápido possível ao notar qualquer um dos sintomas, já que ‘tempo é cérebro’, pois a cada minuto sem atendimento, a pessoa que está sofrendo um AVC perde cerca de 2 milhões de neurônios1. Somente o médico pode realizar o diagnóstico correto e o tratamento adequado ao paciente.

Sobre a campanha "A Vida Conta e o AVC não espera"
A campanha de conscientização ressalta a importância do rápido atendimento às pessoas que estão sofrendo um AVC. Realizada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim com o apoio da Rede Brasil AVC, Ação AVC, AMAVC - Associação Mineira do AVC, ABAVC - Associação Brasil AVC, SBDCV - Sociedade brasileira de doenças cerebrovasculares e ABENEURO - Associação brasileira de enfermagem em neurologia e neurocirurgia, a "Vida Conta e o AVC não espera" tem como objetivo promover conhecimento dos sinais e sintomas, além de ressaltar a necessidade de ser ágil na busca por atendimento diante da suspeita de AVC, reduzindo as chances de danos permanentes e mortes.

A campanha conta com uma série de iniciativas online e off-line, com mensagens específicas direcionadas a diversos públicos, como leigos, cuidadores e médicos. As ações estão sendo realizadas entre os meses de setembro a dezembro de 2021.

MPR-BR-101647 | Material destinado à imprensa.

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim está entre as 20 principais farmacêuticas do mundo e é a maior de capital fechado, com cerca de 52 mil funcionários globalmente. Desenvolve soluções de saúde com grande valor e impacto para pessoas e animais e atua há mais de 130 anos, justamente, para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2020, obteve vendas líquidas de 19,6 bilhões de euros e investiu 3,7 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento, aproximadamente 19% das vendas líquidas. No Brasil há quase 70 anos, a Boehringer Ingelheim está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia, mas atua em todo território nacional. Pelo quinto ano consecutivo, a empresa foi reconhecida pela certificação Top Employers, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos.

CONTATOS PARA A IMPRENSA

Interfuse

Paloma Costoya- [email protected] / (11) 99745-9999

Patrícia Torres - [email protected] / (11) 5090-8900

Referências

1 Saver JL. Time Is Brain-Quantified. Stroke.2006;37(1):263-6.

2 Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Acidente Vascular Cerebral. Disponível em https://avc.org.br/noticias/acidente-vascular-cerebral/. Acesso em 17 de agosto de 2021. 

3 World Stroke Organization. Disponível em https://www.world-stroke.org/world-stroke-day-campaign/. Acesso em 17 de agosto de 2021. 

4 DATASUS

5 Rede Brasil AVC. Pacientes e Familiares. O que é AVC. Disponível em https://www.redebrasilavc.org.br/pacientes/. Acesso em 10 de junho de 2021.
6 UNIFESP. AVC é a segunda causa de mortalidade no Brasil. Maria Elisabeth Ferraz. Disponível em

https://www.unifesp.br/reitoria/dci/releases/item/4108-avc-e-a-segunda-causa-de-mortalidade-no-brasil . Acesso em 10 de junho de 2021.

7 Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Acidente Vascular Cerebral. Disponível em https://avc.org.br/noticias/acidente-vascular-cerebral/. Acesso em 17 de agosto de 2021

8 O´Donnell M.J., Chin S.L., Rangarajan S., Xavier D., Liu L., Zhang H., et al. Global and regional effects of potentially modifiable risk factors associated with acute strike in 32 countries (INTERSTROKE): a casecontrol study. Lancet. 2016. Aug; 388 (10046): 761-775.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE