Biblioteca SESI leva literatura e diversão para estudantes em cidades de MS

| ASSESSORIA/FIEMS


Estudantes do 3.° ao 5.° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro - Foto: Doivulgação

A Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento promoveu contação de histórias e ações educativas ao longo do mês de outubro em várias cidades de Mato Grosso do Sul. Confira um resumo:

Aquidauana - Os estudantes do 3.° ao 5.° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro tiveram uma tarde cheia de diversão com a monitora Ana Paula Lima, que realizou contação da história “O mestre do guarda-chuva”. A monitora contou como foi a tarde. “A história conta como os guarda-chuvas personalizados mudaram a vida em uma cidade. Assim são as nossas vidas. Passamos uma tarde bem alegre e os alunos adoraram o momento que tivemos”. 

Em parceria com os Centros Municipais de Educação Infantil, as monitoras realizaram contação das histórias “O sapo e a onça” e “A boca do sapo” com fantoches para os alunos. A aluna Esmeralda Pires, de 5 anos, diz ter amado as histórias. “Gostei do Chico (fantoche), ele conversou com a gente: “não pode matar o sapo” ele disse. Quero que as monitoras voltem mais vezes”. 

Aparecida do Taboado - Em parceria com a Escola Ana Maria do Nascimento, a monitora Maria Regina levou aos alunos contação de histórias, brincadeiras com músicas e dinâmicas. As histórias contadas foram: O Rato e o Leão, O Gato Xadrez e A Lagarta. A professora Maria Cecilia Fontana falou sobre o momento. “A contação de história educa, socializa, informa e desperta a imaginação das crianças na escola, por isso acho muito valiosa a parceria que temos com a Biblioteca SESI, que está sempre trazendo a contação de histórias para nossas crianças. Nós professoras estamos agradecidas”. 

Maria Regina também promoveu no Instituto Dom Afonso Maria Fusco trabalhos para conscientizar as crianças sobre a importância da doação de sangue. Foram feitos cartazes com frases e desenhos referente ao assunto. A professora Terezinha Martins explica a importância de ações como essas. “Frequentemente nos deparamos com informações errôneas sobre a doação de sangue, podendo comprometer o interesse em doar, como também a vida de inúmeras pessoas que poderiam continuar vivendo se efetuarmos este ato de solidariedade. Os alunos gostaram do assunto, ficaram atentos enquanto a monitora falava. Agradeço as monitoras da Biblioteca SESI por nos trazer mais um assunto importante, não só para nossos estudantes, mas também para toda a sociedade”.

Nova Andradina - A monitora Regina Leite esteve nas escolas municipais Antônio Joaquim de Moura Andrade e Luís Cláudio Josué, no distrito de Nova Casa Verde para realizar a contação das histórias: O Gato Xadrez, O Flautista de Hamelin, Princesa e o Sapo, A Rã e o Touro e A Flor do Cemitério. Regina aproveitou o momento para falar com os alunos sobre o Outubro Rosa. O diretor Luciano Flores Garcia comemora a iniciativa da biblioteca. “Receber o SESI foi muito gratificante, já que ficamos isolados do resto da rede de ensino. Os alunos se emocionaram e amaram cada momento que estiveram com a Regina. Histórias bem contadas para todas as faixas etárias, foi um sucesso, parabéns”. 

Sete Quedas - O projeto “Hora do Conto” foi desenvolvido pela monitora Maria José da Costa em parceria com a CEI Professora Soliria. Levando entretenimento e cultura às crianças, a monitora contou as histórias: O Sanduíche da Dona Maricota, Parlendas, Macaquinho, Jacaré Não, O Senhor Alfabeto e O Galinho Gripado. Maria José diz ser gratificante poder levar literatura para as crianças. "As crianças aprendem a lidar com seus próprios desafios. Muitas vezes incentivados e motivados pelos personagens das histórias e é satisfatório ver isso acontecer”.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE