Corredores comemoram volta da Maratona de Nova York no domingo

Após adiamento ano passado, 50ª edição ocorrerá com 33 mil inscritos

| AMY TENNERY


© Reuters/CAITLIN OCHS/Direitos Reservados

Agora que os estádios estão cheios de torcedores e as luzes da Broadway voltam a brilhar, outra instituição da Big Apple encerra um hiato da covid-19 no domingo (7), data da 50ª edição da Maratona da Cidade de Nova York.

A edição do ano passado foi cancelada por causa da pandemia, e embora a deste ano tenha uma variedade de protocolos de saúde e segurança, os competidores veem seu retorno como um sinal da vida voltando ao normal.

'Parece que o mundo está girando novamente na direção certa', disse Jared Ward, que correu na Olimpíada do Rio de 2016 e disputará a maratona pela quarta vez.

Os organizadores limitaram a participação a 33 mil pessoas, menos do que as cerca de 53 mil de 2019, acrescentaram mais uma onda de largada e exigiram provas de vacinação ou um exame negativo de covid-19 aos participantes.

Entre outras medidas de segurança, na chegada os corredores receberão uma máscara em sua sacola de brindes pós-corrida.

'É o maior palco da terra', disse Ted Metellus, escolhido como diretor da prova em fevereiro. 'Dizer que você é parte desta história de recomeço é algo a que você se apegará para sempre'.

Nascido da cidade, Metellus trabalhou na maratona pela primeira vez semanas depois dos ataques ao World Trade Center em 2001, e recorreu a esta experiência nos preparativos para a prova deste ano.

'Reconheço, são situações totalmente diferentes, mas pense no que está disponível a nós em termos de tecnologia, informação, mais pessoas que estão envolvidas e conectadas, mais pessoas conseguem comunicar uma mensagem claramente àqueles que estarão participando', disse.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE