Para que serve a ultrassonografia abdominal flash em equinos

| SHOP VETERINáRIO


Os exames de imagem estão sendo implementados cada vez mais nos atendimentos clínicos. Um dos mais usados e importantes para diagnóstico de patologias, como abdômen agudo, é a ultrassonografia abdominal flash em equinos.

Por ser uma técnica não invasiva, dinâmica e que não gera desconforto para os animais, seu uso se torna fundamental para a atuação médica, sobretudo em casos emergenciais. Continue a leitura deste artigo para entender o funcionamento do exame, as indicações clínicas e o porquê ter um equipamento moderno.

Funcionamento da ultrassonografia abdominal flash em equinos

Para a avaliação do sistema gastrointestinal, a ultrassonografia abdominal flash em equinos oferece possibilidades para investigar a topografia dos órgãos, se o tamanho está dentro dos parâmetros normais e se as características anatômicas estão corretas, assim como verificar a presença de espessamento ou não nas paredes dos intestinos, identificar conteúdos intraluminais e, ainda, como está a motilidade do trato. 

Adaptada da técnica FAST, utilizada tanto em humanos quanto em animais internados em UTI para tratamento de traumas toracoabdominais, o exame consegue identificar de forma rápida e detalhada os órgãos abdominais. A vantagem do ultrassom no atendimento se deve ao fato de proporcionar acesso a órgãos inalcançáveis por outras técnicas e sem necessitar de sedação animal ou outros tipos de intervenção. 

Indicações

Entre as principais indicações para o uso da ultrassonografia abdominal flash em equinos, casos de cólica equina, também chamada de síndrome do abdome agudo, se destacam pela acurácia no diagnóstico. Esse problema é caracterizado por mudanças no trato digestório do animal e provoca um quadro de dor no abdômen juntamente a outros sinais clínicos. Os responsáveis pelos cavalos devem ficar atentos às alterações comportamentais que sinalizam o aparecimento da doença.

Importante frisar que a cólica é resultante do manejo alimentar inadequado e de mudanças no cotidiano do animal. O diagnóstico deve ser rápido, visto que a evolução da doença pode levar o cavalo até a morte. Desse modo, o exame de ultrassom é fundamental para a situação emergencial e a tomada de decisão para cirurgia, se for o caso do paciente, bem como o planejamento terapêutico clínico.  

Soma-se a isso, o fato de a ultrassonografia abdominal flash em equinos permitir monitorar a resposta terapêutica do paciente e, assim, acompanhar o prognóstico. Contudo, para conseguir um diagnóstico preciso de doenças gastrointestinais é essencial saber manusear corretamente os equipamentos de ultrassonografia abdominal flash em equinos. 

Apesar de ser um protocolo de fácil execução, é fundamental conhecer a técnica de forma aprofundada para conduzir o exame corretamente e resguardar o bem-estar animal. Além disso, ter equipamentos modernos potencializam a eficiência dos resultados, a rapidez no processamento das imagens e garante mais recursos para a avaliação médica.

Para oferecer atendimento ágil e garantir o conforto de seus pacientes, conte com o Ultrassom Veterinário da linha E. Com design moderno e alto rendimento, o equipamento será seu aliado na precisão dos diagnósticos de doenças equinas. Adquira com condições especiais de pagamento.

Fontes: UFRGS; PUC-PR; Em Nuvens.