Estudantes de Dourados são premiados no Desafio Criativos da Escola 2021 com projeto que incentiva a informação no ambiente escolar

Iniciativa busca ajudar os jovens a desenvolver o senso crítico em relação a grande quantidade de informações presentes nas mídias digitais

| ASSESSORIA


Após promover uma jornada para crianças e adolescentes de todo país se reconhecerem como protagonistas de histórias de mudanças, o Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, apresenta a lista de premiados do Desafio 2021. Nesta 7ª edição do Desafio Criativos da Escola premiou 50 projetos, sendo um deles da região Centro-Oeste.

O projeto "Telejornal Rita News", organizado por estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Rita Angelina Barbosa Silveira, de Dourados (MS), está entre os 50 grupos premiados no Desafio 2021. A iniciativa tem como objetivo produzir o telejornal para informar os colegas sobre assuntos importantes e marcantes não só do ambiente escolar, mas também notícias sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Após perceberem a dificuldade de alguns colegas em lidar com a alta quantidade de informações disponíveis nas mídias digitais, estudantes decidiram criar um espaço para ajudá-los a desenvolver um senso crítico em relação a tudo o que leem. Para isso, eles decidiram se organizar para produzir trabalhos envolvendo filmagens, produção de jornal e materiais para serem utilizados como tripé caseiro, microfones, claquetes, textos e cenários próprios.

Por meio deste projeto, os alunos aprenderam a trabalhar em equipe, a ter empatia, respeito e a ter senso de responsabilidade. Durante o seu desenvolvimento, eles visitaram empresas profissionais do audiovisual e chegaram a receber muito apoio para dar continuidade à iniciativa. Isso, inclusive, fez com que os estudantes permanecessem envolvidos com o projeto e, ainda, ajudou diminuir casos de evasão escolar.

Imagem para divulgação disponível aqui.

Sobre o Criativos da Escola

Criado em 2015, o Criativos da Escola encoraja crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança e fortalecendo seu efetivo direito à participação. Até o momento, o programa já alcançou mais de 6 mil projetos de estudantes, divulgando centenas deles em seu banco de projetos . Além disso, o Criativos representa no Brasil o Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 52 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo.

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE