'Viaduto no Trevo do DOF não é a solução', afirma ex-secretário de obras em live

Antonio Luiz Nogueira esteve na Gazetams.Oficial nesta terça

| REDAçãO


Empresario Antonio Luiz Nogueira (de vermelho) na Gazeta MS. Foto: Diivulgação

A live da Gazetams.Oficial desta terça-feira, 4, recebeu o empresário e engenheiro civil Antonio Luiz Nogueira. Conhecido como tocador de obras, ele reside em Dourados desde janeiro de 1972, vindo de Pedra Branca, Mato Grosso. Fixou residência em Dourados, cidade pela qual tomou gosto, tão logo chegou em busca de novas oportunidades. E elas não demoraram a acontecer. Mas foi no final de 1980, exatamente em 1989 que, definitivamente, seu nome iria entrar para história do município.

Na época, o também engenheiro Braz Melo, que havia vencido as eleições, nomeou Nogueira para o cargo de secretário municipoal de Obras. Como responsável poela pasta, ele teve olhar diferenciado para Dourados tanto na sede como na zona rural.

À época, a Secretaria Municipal de Obras atuava em melhorias com foco na infraestrutura de Dourados. Entre as principais ações destacam-se o patrolamento e cascalhamento das ruas do perímetro urbano e rural, construção e manutenção do sistema de drenagem pluvial (rede de esgoto); manutenção e ampliação da rede de iluminação pública; construção de acessos, e pontes em diversos locais, contenção de encostas; construção dos túneis ligando os Parques I e II cruzando a BR-163, diminuindo acidentes e mortes naquele trajeto, dentro outros. Foram pontos destacados pelo empresário. Ele destacou legados deixados pelas administrações, porém como cidadão disse que cabe mais. Sobre o atual prefeito, por ser jovem, espera que de a guinada que o municipio anseia ha muito. Tambem elencou obras do governo do estado, afirmando ser Reinaldo Azambuja, realmente governo municipalista. Sobre o Trevo do DOF disse que a obra (viaduto) vai melhorar o local a exemplo dos tuneis do Parque das Nações mas apontou como paliativo sendo correto a cosntrução do Anel Sul ligando Trevo de Fárima do Sul ao Trevo de Laguna Carapã, pois Dourados tem como unica arteria Avenida Marcelino Pires.

 À secretaria também cabia à abertura e manutenção de ruas, facilitando o trânsito de transeuntes e condutores de veículos, bem como auxiliar as demais secretarias principalmente a de Planejamentos e de Serviços Urbanos.

No governo Braz Melo a cidade contava com uma usina de asfalto a frio para atuar em tapa buracos com mais agilidade. “Era paliativo, porém com resultado célere”, afirmou Nogueira.

Nogueira lamenta não ter obtido êxito nas urnas em 1992, quando o  governo Braz Melo aparecia com mais de 80% (oitenta por cento) de aprovação popular.

Derrota

Sendo um dos homens de confiança da administração, o prefeito Braz Melo acreditava que Nogueira reunia o perfil para sucedê-lo no comando do município. No entanto, o nome da vez entre o eleitorado era o do ex-deputado Valdenir Machado. Como não houve consenso, Nogueira e Valdenir foram decidir no voto (convenção) quem seria o candidato escolhido do PMDB escolhido.

Valdenir saiu derrotado por um voto e não aceitou o resultado, abriu racha e acabou por apoiar Humberto Teixeira para prefeito e Lori Alice Gressler para vice, opondo-se aos antigos aliados.

Braz Melo montou a chapa com Antonio Luiz Nogueira para prefeito e Délia Razuk como vice. Com pouco mais de três mil votos a chapa oposicionista saiu vencedora.

Antonio Nogueira ainda ocupou a secretaria municipal de Obras no governo Délia Razuk de de Planejamento com Murilo Zauith.

Questionado se tem pretensão de voltar a disputar cargo de prefeito, por exemplo, ele se esquivou dizendo que seu tempo já passou mas continua sua vida política como empresário. Ele sócio proprietário do Laticínios Camby. E é filiado ao MDB.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE