Hemosul faz primeira convocação do ano para repor estoques de sangue dos tipos O+, O-, A- e B- 

| GOVMS / MIRELI OBANDO


Antes de encerrar a primeira semana do ano, o Hemocentro Coordenador convoca os doadores de sangue para auxiliar na reposição dos estoques de sangue dos tipos: O+, O-, A- e B-. 

Além de atender os doadores durante todo o dia nesta sexta-feira (07), sem intervalo para almoço, o Hemosul informa que abrirá as portas em período integral também neste sábado (08), como forma de suprir a demanda, pois o sábado anterior caiu no primeiro dia do ano. 

Além da pandemia, as doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente. Outro ponto que precisa de atenção são as vacinas contra Covid-19, que deixam o doador inapto à doação por um determinado período: Coronavac são 48h e Astrazeneca, Pfizer e Janssen um intervalo de 7 dias. 

O Hemosul segue tomando todas as medidas de biossegurança para garantir um ambiente saudável aos doadores, como: álcool gel, uso obrigatório de máscara, limpeza frequente dos ambientes, distanciamento das cadeiras de espera e coleta.

São requisitos básicos para doação de sangue: ter entre 16 a 69 anos; menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal; estar bem alimentado e bem de saúde; pesar 55kg ou mais; homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses, e mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.  

Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do site www.hemosul.ms.gov.br ou mesmo nas redes sociais do Hemosul: @hemosulms 

Mireli Obando, Subcom 

Foto: Edemir Rodrigues



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE