MCom comemora 55 anos de criação

Em 1967, a pasta foi criada com intuito de regulamentar os setores de radiodifusão, telecomunicações e serviços postais

| ASSESSORIA


Há 55 anos, no dia 25 de fevereiro de 1967, era criado o Ministério das Comunicações (MCom). Através do Decreto-lei nº 200/1967, ficou regulamentado que as atribuições da pasta seriam regular os serviços de radiodifusão, serviços postais, de telecomunicações e suas entidades vinculadas, além, é claro, de gerenciar as políticas nacionais em áreas correlatas, como a inclusão digital.

De lá pra cá, muita história aconteceu. O MCom liberou várias outorgas de rádio - importante lembrar que esse é o veículo de comunicação mais importante na história do Brasil; implementou e fez a manutenção de vários sistemas, visando a comunicação a distância; e aproximou vários brasileiros através das cartas que foram enviadas pelos Correios.

Nesse trajeto, o MCom se tornou uma secretaria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e de lá também continuou com o trabalho para gerar melhorias no setor. Em 2020, a pasta voltou a ter status de ministério e o esforço não parou. O MCom criou programas que fazem a diferença no dia a dia da população, como o Wi-Fi Brasil, Computadores para Inclusão e Norte Conectado. Mais recentemente, o ministério avançou na oferta da internet 5G no país.

“Em mais de meio século de existência, o Ministério das Comunicações acompanhou os avanços tecnológicos nos campos da telefonia, internet, rádio e TV, mas essas mudanças agora são muito mais velozes. São imediatas e massivas. Em cada área do ministério teremos desafios importantes, mas vamos enfrentá-los com o apoio das secretarias de comunicação social, de radiodifusão, de telecomunicações, com a Anatel, com os Correios, EBC e Telebras. Um desses desafios é democratizar o acesso às tecnologias de vanguarda da comunicação, de modo a conectar todos os cidadãos na chamada sociedade da informação”, enfatizou Fábio Faria, ministro das Comunicações.

Os próximos desafios também serão grandes e tem como objetivo conectar todos os brasileiros. “Nossa missão é acabar com o deserto digital no Brasil”, finalizou Faria.

PATRONO - O patrono do Ministério das Comunicações foi o Marechal Rondon, que chefiou a construção de linhas telegráficas nas regiões Centro-Oeste e Norte entre o final do século XIX e início do século XX.

Em 2021, o MCom entregou o prêmio Marechal Rondon, para homenagear nomes que fizeram a diferença no setor.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE