Música alta pode levar à perda de audição de até 1 bilhão de pessoas, alerta OMS

No Dia Mundial da Audição, agência destaca que risco é maior entre pessoas de 12 a 35 anos; Organização Mundial da Saúde divulga recomendações para diminuir exposição a ruídos, especialmente em eventos; fones de ouvido devem ser bem ajustados para evitar exposição excessiva.

| ONU NEWS


OMS publicou recomendações para garantir que locais e eventos limitem o risco de perda auditiva - Foto: Unsplash/Henry Be

A Organização Mundial da Saúde, OMS, marca neste 3 de março o Dia Mundial da Audição. Na ocasião, a agência alerta que mais de 1 bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos correm risco de perder a audição devido à exposição em excesso à música alta.

A diretora da OMS para doenças crônicas, Bente Mikkelsen, destacou que milhões de jovens e adolescentes podem sofrer com o impacto do uso inseguro de fones de ouvido e com o volume de barulho em eventos, shows e casas noturnas.

Recomendações
A OMS publicou seis recomendações para garantir que locais e eventos limitem o risco de perda auditiva, preservando o som de alta qualidade e uma experiência auditiva agradável. Confira:

1 - Não ultrapassar a média máxima de 100 decibéis
2 -Monitorar níveis de som usando equipamento calibrado por especialistas
3 -Otimizar a acústica e sistemas de som para garantir qualidade e segurança
4 -Disponibilizar proteção auditiva individual para o público, incluindo instruções de uso
5 -Acesso a zonas de silêncio para as pessoas descansarem os ouvidos e diminuir o  risco de danos auditivos
6 - Fornecer de formação e informação aos funcionários

Zumbido ou tinnitus
Segundo a OMS, a exposição a sons altos causa perda auditiva temporária ou zumbido também conhecido como tinnitus ou chiado. Não existe tratamento específico ou cura para o zumbido, apesar de vários países estarem investindo na pesquisa sobre o tema.

Além da exposição a sons altos, que danificam a audição, acidentes como eventos como explosões, tiros de canhões, fogos de artifício e barulhos provocados por armas de fogo também podem causar o zumbido.

A agência ainda alerta que a exposição prolongada ou repetida pode levar a danos auditivos permanentes, resultando em perda auditiva irreversível.

Por isso, a entidade também aponta importantes recomendações para que os jovens protejam sua audição: manter o volume baixo em dispositivos de áudio pessoais, usar fones de ouvido bem ajustados e, se possível, com cancelamento de ruído, usar protetores de ouvido em locais barulhentos e fazer check-ups auditivos regulares.

Destacando as recomendações, a OMS busca contribuir para que mais pessoas mantenham uma boa audição ao longo da vida.

Em 2021, a agência lançou o relatório mundial sobre audição que destacou o número crescente de pessoas vivendo com e em risco de perda auditiva.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE