Agência da ONU faz parceria com Airbnb para alojar refugiados da Ucrânia

Objetivo é abrigar famílias que fogem para Polônia, Moldávia, Romênia, Hungria e Eslováquia; mais de 2 milhões de pessoas já fugiram do conflito, enquanto mais de 500 civis foram mortos em território ucraniano.

| ONU NEWS


Famílias da Ucrânia em trem que segue para a Polônia - Foto: © UNICEF/Alexsey Filippov

O Escritório de Direitos Humanos da ONU havia contabilizado até quarta-feira, 9 de março, 516 civis mortos na Ucrânia devido ao conflito, incluindo 37 crianças,  além de 908 pessoas feridas. 

Para fugir dessa violência, mais de 2 milhões de ucranianos escaparam do país e buscaram refúgio em nações vizinhas e para auxiliá-los, a Organização Internacional para Migrações, OIM, acaba de anunciar uma parceria com a plataforma Airbnb.  

Habitação gratuita 

A meta é ajudar as famílias que fugiram da Ucrânia e agora estão em busca de abrigo temporário na Polônia, Moldávia, Romênia, Hungria e Eslováquia. Na semana passada, o site Airbnb.org já havia se comprometido em oferecer habitação gratuita e temporária para 100 mil refugiados ucranianos. 

Até o momento, mais de 15 mil anfitriões se registraram no Airbnb e estão oferecendo suas casas de forma gratuita ou com um desconto, em vários países. 

A plataforma e a OIM estão incentivando mais pessoas a fazerem o mesmo e oferecem moradia aos refugiados da Ucrânia. A OIM fornece apoio vital aos migrantes ao redor do mundo e com essa parceria, a meta é garantir moradias temporárias nas próximas semanas ou até meses. 

Segurança e aconchego 

Por meio do Fundo de Refugiados Airbnb.org, os hospédes estão isentos de pagar quaisquer taxas relacionadas com a estadia e em muitos casos, não pagam nem a hospedagem.  

A vice-diretora da OIM, Amy Pope, declarou que “fornecer acomodações seguras, privadas e acessíveis” é de extrema importância. Pope disse ainda que a OIM tem muito orgulho da parceria com o Airbnb, especialmente quando em muitos países o frio continua rigoroso e por isso, a possibilidade de encontrar uma habitaçã quente e segura tem um impacto no bem-estar físico e mental das pessoas que estão fugindo da Ucrânia.  

As equipes da OIM estão no terreno, ajudando autoridades da Ucrânia e dos países vizinhos a responder às enormes necessidades das pessoas que fugiram do país. A agência da ONU faz avaliação de riscos, para evitar tráfico humano, garantir proteção das crianças e ajudar idosos, feridos e doentes. 

Até o dia 4 de março, nacionais de 138 países que estavam na Ucrânia cruzaram as fronteiras com as nações vizinhas e segundo a OIM, a maioria saiu apenas com a roupa do corpo e pequenas malas com itens essenciais, como documentos.  

A parceria entre OIM e Airbnb não é nova: nos últimos cinco anos, as entidades ajudaram 54 mil pessoas que estavam fugindo de conflitos no Afeganistão, na Síria e na Venezuela.  

   



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE