Com melhor avaliação entre as escolas cívico-militares, unidade de MS recebe uniformes

| GOVMS / AVGOMES


A EECIV Professor Tito, também conhecida como “Escola de Vencedores', obteve o maior IPECIM - Índice do Programa das Escolas Cívico-Militares (0,805) do Brasil.

Os 420 estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE), matriculados na Escola Estadual Cívico-Militar Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, localizada no Jardim Anache, em Campo Grande, receberam, na manhã desta sexta–feira (1º), kits de uniformes escolares completos.

A unidade faz parte do Programa Estadual  das Escolas Cívico-militares  e trabalha com a oferta de turmas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Todas as turmas estão inseridas no sistema de ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria'. Mato Grosso do Sul conta com quatro unidades do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militar: duas em Campo Grande, uma em Maracaju e uma em Anastácio.

Os 420 estudantes da unidade escolar cívico-militar receberam uniformes escolares completos, contendo calção, camiseta, calça e agasalho. A escola foi oficialmente inaugurada em 2 de agosto de 2021, com a presença do governador Reinaldo Azambuja. O prédio foi idealizado para ser uma Escola Cívico-Militar e entrou no Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Governo Federal, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.

Reconhecimento

A secretária de Estado de Educação Cecilia Motta mencionou o reconhecimento nacional da unidade escolar na modalidade de Escola Cívico-Militar. “Vocês devem aproveitar o momento vivido dentro da escola, do reconhecimento nacional, do trabalho de toda comunidade escolar, corpo docente, direção, coordenação, administrativos, estudantes e familiares, com maior IPECIM do Brasil. Eu sou uma servidora, seus professores e coordenadores são servidores, estamos aqui para servir a sociedade. Assumimos esse papel com dedicação e ter hoje esta unidade como a melhor do Brasil é um orgulho', enfatiza Cecilia Motta.

Tenente-coronel Bruno Santos Moreira Leite, diretor de ensino, instrução, pesquisa e educação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), falou da importância do programa e a parceria com a SED. “Nós, enquanto corporação, temos a missão de salvar vidas. Trabalhar com educação básica é um desafio e a parceria com a SED nos faz ter muito mais garra e determinação para alcançar êxito em nossa missão. Espero que o estudante possa um dia vestir esta farda, será um privilégio vê-los na corporação, depois do sucesso aqui na Tito estamos expandindo para Maracaju e tenho certeza que também teremos êxito', diz.

Destaque

A EECIV Professor Tito, também conhecida como “Escola de Vencedores', obteve o maior IPECIM (0,805) do Brasil. O Índice do Programa das Escolas Cívico-Militares avalia o nível de adesão ao Programa nos seguintes objetivos estratégicos: Gestão Escolar, Ambiente Escolar, Práticas Pedagógicas, Aprendizado e Desempenho Escolar dos alunos. A avaliação foi realizada pelo MEC, pela Universidade de Brasília e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

“Esse resultado é a concretização de um sonho coletivo e representa o esforço e o engajamento de toda a comunidade no processo educacional. Na unidade os estudantes são protagonistas, pesquisadores e autores do próprio projeto de vida. É importante ressaltar a filosofia de ensino da REE que privilegia a dimensão cognitiva e também o universo socioemocional do estudante', enfatiza diretor Rudnei Siqueira.

Outro fator determinante para o sucesso da proposta pedagógica da “Escola de Vencedores' é o trabalho com valores. 'Com relevância para concepção educacional que tenha como diretriz, no processo de ensino e aprendizagem, a importância de trabalhar os valores necessários ao desenvolvimento de competências que levem o aluno a se tornar um sujeito crítico, pensante e capaz de intervir e transformar a sociedade', lembra diretor adjunto Francisco Rojas.

A Escola Estadual Cívico-Militar Alberto Elpídio Ferreira Dias teve investimento no montante de R$ 4,4 milhões e possui 14 salas de aula e quadra de esportes coberta com arquibancada, totalizando 3,6 mil m² de área construída. A EECIM – Professor Tito conta ainda com biblioteca, cantinho da leitura, sala de informática, cantina, despensa, área de descanso, espaço de múltiplo uso e um palco, além de toda estrutura administrativa e banheiros, todos com acessibilidade.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE