Conab eleva exportação de trigo a recorde, reduz moagem e importação | Brasilagro


Conab eleva exportação de trigo a recorde, reduz moagem e importação

TRIGO Eduard Korniyenko Reuters.jpg

A indústriabrasileira lida com preços em alta,moagemem queda e tem importadomenos que o esperado. Para o novo ano, as perspectivas sãodemais uma safra recordedetrigo, pertode8 milhõesdetoneladas

AexportaçãodetrigodoBrasilem 2021/22 (agosto/julho)deverá atingir um recordede3 milhõesdetoneladas, enquanto a indústriabrasileira lida com preços em alta,moagemem queda e tem importadomenos que o esperado, afirmou a Conab (Companhia NacionaldeAbastecimento) hoje (7).

Até o iníciodomês passado, aConabprojetava exportações para este ano comercial em 2,1 milhõesdetoneladas, volume que foi ajustadoapós grandes exportações efetivadas em março, que tiveram impulso adicional dademanda extra gerada pela guerra entre Ucrânia e Rússia.

Um grandeimportador líquido, oBrasiltem exportadomais após colher uma safra recordeem 2021.

A maior parte das exportaçõesbrasileiras 2021/22 havia sidocontratada antesdoconflito no Leste Europeu. Mas as preocupações com a guerra envolvendodoisdos maiores exportadoresdocereal colaboraram nos embarques recentes nacionais.

Só em março, por exemplo, o paísdespachou para o exterior 800 mil toneladas, que se somaram a cercade2 milhõesdetoneladasdos embarquesdedezembro, janeiro e fevereiro, segundodadosdogoverno.

Para abril, a expectativadeexportadores, por ora, édemais 112 mil toneladas, o queelevao total acumuladona safra a maisde2,9 milhõesdetoneladas.

AConabdestacou que, pelo quarto mês consecutivo, o volume embarcadopeloBrasilao exterior foi maior que o adquirido, citandoo câmbio favorável a exportações e um maior percentualdetrigocom PH inferior, “aceitável em outros países com menor graudeexigência”.

Os embarquesdetrigodoBrasil, antes mesmodofinaldoano comercial em julho, já registram um novo recordeanual, superandoos 2,5 milhõesdetoneladas da temporada 2020/11.

Para o novo ano, as perspectivas sãodemais uma safra recordedetrigo, pertode8 milhõesdetoneladas, segundoaConab, o que poderia aliviar a situação para a indústria local, que tem lidadocom preços em alta que, por outro lado, estimulam o plantio.

A consultoria StoneX é ainda mais otimista, vislumbrandouma produção acimade10 milhõesdetoneladas neste ano.

A semeaduradocereal, contudo, está apenas começandono Paraná, e a confirmação da colheitadependerá das condições climáticas nos próximos meses.

Moagem e importações menores

Se aexportaçãoestá indobem, amoagemdocereal em 2021/22 foi revisada para baixo após uma queda nosdois primeiros mesesdoano, disse aConab, que nãodetalhou os motivos da redução, enquanto representantesdosetor privadonão comentaram o assunto imediatamente.

O consumodetrigono país no ano comercial até julho foi estimadoem 12,15 milhõesdetoneladas, quedadecercade400 mil toneladas na comparação com a projeção divulgada em março pelaConab, com impacto nas importações, que também foram revisadas para baixo.

Até março, aConabprojetava importaçõesde7 milhõesdetoneladas peloBrasil, e agora a expectativa édeque o país, umdos maiores importadores globais, encerre a temporada com um volumede6,5 milhõesdetoneladas.

AConabcitou que os moinhos estão abastecidos, comentandoque o mercadoregistrou baixa liquidez em meio a preços firmes em março, diante da disparada nas exportações e da conjuntura global.

Entretanto, os estoques finaisdetrigona temporada, após grandeexportações,deverão cair para apenas 338 mil toneladas, enquanto nos últimos anos têm ficadona escaladomilhão (Reuters, 7/4/22)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE