Murilo aparece em público e deixa adversários com pulga atrás da orelha - Marcos Santos

| DO AUTOR


Quando a maioria apostava que Murilo Zauith (União Brasil) teria papel secundário nas eleições deste ano em razão de eventuais sequelas deixadas por uma violenta Covid-19 que lhe custou quase 10 meses de tratamento intensivo, eis que o vice-governador de Mato Grosso do Sul surgiu neste final de semana transbordando vitalidade e falando sobre política com todos aqueles que dele se aproximaram. Escoltado pela deputada federal Rose Modesto (União Brasil), pré-candidata ao governo de Mato Grosso do Sul e tendo como vizinho de mesa o vice-prefeito de Dourados, Dr. Guto (Podemos), que é pré-candidato a deputado federal, Murilo Zauith demonstrava muita desenvoltura, caminhando pelo ambiente onde foi servida uma feijoada e conversando com as pessoas. Chamou a atenção o fato de Rose Modesto ter saído de Campo Grande exclusivamente para saborear a iguaria em Dourados, como se na capital não tivesse um único restaurante capaz de servir uma suculenta feijoada. Quem esteve no evento pode perceber que a pré-candidata permaneceu o tempo todo ao lado do vice-governador, quase carimbando a informação apurada pela Malagueta que Murilo Zauith, atual vice de Reinaldo Azambuja, já teria batido o martelo para ser candidato a vice na chapa encabeçada por Rose Modesto. Mesmo sendo o atual vice-governador, não existe impedimento de Murilo compor chapa com candidato de outro partido. A Lei Complementar 64/1990, que estabelece, de acordo com o Artigo 14, § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, elegibilidade e prazos de cessação, é clara em seu Artigo 1º, § 2° ao definir que que o vice-presidente, o vice-governador e o vice-prefeito poderão candidatar-se a outros cargos, preservando os seus mandatos respectivos, desde que, nos últimos 6 meses anteriores ao pleito, não tenham sucedido ou substituído o titular. Pelo sim, pelo não, desde que a coluna informou que a composição já havia sido definida em reunião que ocorreu na residência do empresário Sérgio Murilo Mota (Podemos), ex-secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Reinaldo Azambuja, na presença da dublê de senadora Soraya Vieira Thronicke (União Brasil), atual presidente estadual da legenda, o pessoal do Parque dos Poderes passou a buscar uma reaproximação com o vice-governador. Na ocasião, Soraya ofereceu a Sérgio Murilo outros cargos na chapa majoritária e chegou a abrir até mesmo a possibilidade de o Podemos ocupar a vaga para o Senado caso o ex-deputado e ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) decidisse disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Emissários de Eduardo Riedel (PSDB), pré-candidato ao governo do Estado, e até mesmo do governador Reinaldo Azambuja já teriam sinalizado a intenção de fumar o cachimbo da paz com Murilo Zauith e, com isso, impedir que os dois últimos vice-governadores de Mato Grosso do Sul agora se unam para tentar chegar ao poder! Vai vendo!

Engenheiro de Demolição

O fato é que mesmo que não bata chapa com Rose Modesto, o vice-governador Murilo Zauith poderá atrapalhar em muito os planos de Reinaldo Azambuja de eleger seu pupilo Eduardo Riedel governador de Mato Grosso do Sul. Ainda que tenha recebido apoio expresso de mais de 70 prefeitos e mais de 500 vereadores, todo esse povo somará apenas 570 votos caso Riedel não decole nas pesquisas de intenção de voto até o período das convenções. Uma coisa, para prefeitos e vereadores, é apoiar um pré-candidato com potencial para vitória e outra, muito diferente, é ficar contra alguém que esteja em liderança confortável nas pesquisas de intenção de voto. É nesse cenário que Murilo Zauith entra, pois poucos nesse Estado fazem leitura de pesquisa melhor que o atual vice-governador.

Eleição Douradense

Em Dourados, por exemplo, quando a maioria tinha a certeza que o deputado estadual José Carlos Barbosinha, então candidato pelo DEM, seria eleito prefeito na disputa com o vereador Alan Guedes (PP), Murilo Zauith se debruçou sobre as pesquisas e concluiu que o elevado índice de indecisos faltando poucos dias para a eleição daria a vitória ao candidato Progressista. Resultado: mesmo sendo presidente estadual do partido de Barbosinha, Murilo arrumou um jeito de dar uma mãozinha para Alan Guedes na reta final e se não tivesse sido acometido pela Covid-19 logo nos primeiros dias da atual gestão o vice-governador teria papel central no governo municipal.

Rompimento Estadual

Foi justamente por isso – somado a uma fotografia tirada após a posse, onde Murilo recebeu Alan Guedes e se staff para firmar o compromisso de trabalhar por Dourados – que o governador Reinaldo Azambuja decidiu romper com o seu vice-governador e iniciou o processo de exoneração na Secretaria de Estado de Infraestrutura, que em seguida foi entregue ao então secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel. Agora, o mesmo grupo busca uma reaproximação com Murilo Zauith diante da possibilidade do vice-governador compor com Rose Modesto, mesmo porque seria uma chapa sem telhado de vidro, sem mácula, sem enrosco com a Justiça e com muita garrafa vazia para vender. Espia só!

Expoagro da Confusão

Durante as eleições municipais de 2020, o então engenheiro e dublê de produtor Angelo Ximenes, presidente do Sindicato Rural de Dourados, abraçou a candidatura de Mauro Thronicke e do vice João Fabiano Davansso à Prefeitura de Dourados. Chegou a gravar vídeo colocando o Sindicato Rural como apoiador oficial da chapa Thronicke/Davansso e passou a campanha atacando os demais candidatos, entre eles Alan Guedes (PP) que acabou eleito prefeito. Agora, às vésperas da abertura da Expoagro 2022, o dublê de produtor teve que bater às portas do gabinete do prefeito para pedir apoio da prefeitura para a realização da festa da produção que acontece entre os dias 13 e 22 de maio. Com sorriso amarelo, Ximenes levou uma camiseta oficial de péssimo gosto para o prefeito e de crítico virou admirador do chefe do Executivo.

Confusão na Expoagro

A dúvida agora gira em torno do comportamento e do discurso de Angelo Ximenes na solenidade oficial de abertura da Expoagro 2022, já que o dublê de produtor passou os últimos três anos desfilando críticas ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na ânsia de agradar os produtores rurais que idolatram o presidente da República Jair Bolsonaro. Será que o dublê de produtor terá coragem de repetir no discurso de abertura da Expoagro tudo que pensa do governo do Estado e que tem destilado nas reuniões de classe? Como presidente de uma entidade sindical, ainda que seja chapa-branca, não caberia ao senhor Ximenes o papel de atacar governo algum, mesmo porque sem apoio seria impossível realizar uma festa da envergadura da Expoagro!

Expoagro sem Federal

O detalhe é que o puxa-saquismo de Angelo Ximenes com o Palácio do Planalto parece não ter surtido resultado: na propaganda oficial da Expoagro 2022 aparecem as logomarcas do Governo do Estado e da Prefeitura de Dourados como parceiros na realização da festa da produção, mas não aparece a logomarca do Governo Federal. Será que esqueceram? Em outros tempos, quando os presidentes do Sindicato Rural realizam um trabalho sério e sem subserviência ao Palácio do Planalto, o governo federal sempre esteve presente na Expoagro.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE