“O autista tem que ocupar seu espaço”, diz Marcelo Mourão durante encontro na Câmara

| CâMARA DOURADOS / ASSESSORIA


Encontro reuniu dezenas de pessoas no plenário da Câmara, com depoimentos, palestra e homenagens Foto: Divulgação/Assessoria

Sob um clima de bastante descontração e de muita emoção, o plenário da Câmara Municipal de Dourados recebeu o 1º Encontro ‘Autista também pode’, com a presença de dezenas de autistas e seus familiares, profissionais da área de saúde e da educação, além de apoiadores de projetos ligados ao TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O evento proposto pelo vereador Marcelo Mourão (Podemos) e organizado pela dentista e mãe de autista, Isabelle Santos de Oliveira, recebeu na sexta-feira (6) o apoio de diversos segmentos, incluindo o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). O instituto trabalha também com alunos autistas e muitos deles hoje já estão na faculdade.

Para Mourão, o encontro foi de grande importância para mostrar, por um lado, as deficiências no atendimento ao autista e, por outro, a dedicação dos familiares, profissionais e de apoiadores. 

“O encontro pode nos dar a dimensão do quanto os autistas são amados e o quanto eles podem nos proporcionar. A nossa busca por ações que possam melhorar o dia a dia de cada um e de seus familiares é constante, porque o autista precisa ocupar seu espaço, já que ele pode ser o que quiser e eu estou convencido disso” disse o vereador, lembrando algumas lutas de seu mandato, como a proposta de uma sala multifuncional da na escola Rosa Câmara.

Durante o evento, a representante do IFMS e mãe de autista agradeceu a Mourão e homenageou vários autistas, familiares e profissionais, ressaltando que o autismo é uma situação que “só entende quem convive e quem faz parte do processo”. Para Isabelle, “a realização do evento foi o resultado de um trabalho intenso por conta de muitas dificuldades, mas foi uma grande conquista”.

Homenageados

Os homenageados foram Luiz Gustavo de Oliveira que cursa medicina na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados. Ele é autista, assim como Gabriel Matheus Sena Dias, Carlos Eduardo Oliveira de Souza e Nicolas Cortez Colmam, alunos do IFMS. 

Representando 230 famílias de autistas (Família Azul de Dourados e região) Isabelle Oliveira, Roberta da Cunha Rodrigues e Adriana Marlene Moreno Pires foram as homenageadas.

Ainda receberam homenagens os professores do IFMS, Thiago Américo Diniz Rodrigues, Jónison Almeida dos Santos, Mary Melo, Willerson Campos, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo (diretor do Instituto) e ainda a professora de apoio Angélica de Jesus Bernardo, além do diretor da escola Rosa Câmara, Márcio Marques Rosa e o arquiteto Leonardo Dias Martins.

Familiares de autistas também foram homenagedos: Alcena Maria Dias, Florentina Gonçalves Dias, Lucineia de Oliveira, Sandra Regina de Oliveira de Souza, Maricy Cortez Pereira Colman, Silvio Colman, Yan Cortez Colman e Rutt Gomes Batista. Ainda receberam homenagem Roniton Luiz Mendes da Silva, Rodrigo Cândido Pirola e Sidney Roberto de Sousa.