Leia Coluna do Jonas desta sexta, 13

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva, Silva Junior. Divulgação

Dourados, 13 de Maio 2022 –Dia do Automóvel. Dia do Zootecnista. Dia da Fraternidade. Dia Nacional do Chefe de Cozinha. bolição da Escravatura. Dia de Nossa Senhora de Fatima.

Pensamento: "O dom da palavra é lindo, mas a sabedoria do silêncio é perfeita."

Musica: It hurts to be in love - Gino Vaneli – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Jose Roberto Feles, Guilherme Militao, Silvano Silva, Osvaldo Júnior, Marcos Ely B. Papão, Saturnino Costa - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:1

Novo Endereço

Quem está em novas instalações, nas especialidades de angiologia e Cirurgia Vascular é o médico (e também radialista) Luiz Antônio Maksoud Bussuan. O atendimento no Instituto Alergoderma começará no próximo dia 16 de maio e o novo endereço fica na Rua Antônio de Carvalho, esquina com João Vicente Ferreira, na Vila Planalto, a 100 metros da Escola Presidente Vargas. Os telefones são (67) 99919-4545 e (67)3421-7861.

A Ponte

A ponte de concreto a ser construída na localidade rural denominada Quinta Linha, sobre o Córrego Laranja Doce, terá como responsável a Matpar, uma empresa conceituada e com larga folha de serviços prestados em Dourados como em outros municípios. Sobrou contentamento para os moradores da região do distrito de Indápolis.

A obra

Com todo processo burocrático andando de vento em popa agora só falta estacionar os maquinários às margens do caudaloso riozinho e os operários entrarem em ação. Há anos a comunidade ansiava pela benfeitoria. Amém.

Cara nova

Aos poucos o semblante de Dourados vem ganhando contornos aceitáveis. Essa semana, equipes estão a todo vapor executando tarefas de roçada, retirada de entulhos, troca de lâmpadas, operação tapa buracos e tudo mais.

Agora vai

Passados dezessete meses da nova administração que vinha enfumaçada com o governo municipal em cheque, as mudanças propagadas nos quatro cantos e centro da cidade parecia hibernado sem propósito efetivo. Como em política tudo é pra ontem, críticas e mais críticas ecoavam em todos os quadrantes da metrópole que mais cresce no estado. Tomara que a boa fase perdure por muito tempo. Já não era sem tempo.

Mais um pré

Nesse fim de semana será a vez do deputado Capitão Contar aterrissar em Dourados para visitas e apresentar ao eleitorado seu projeto de governo caso venha ser eleito nas eleições de outubro do corrente ano. O pré candidato a Governador do MS estará por aqui nos dias 13 e 14, respectivamente, sexta e sábado próximos.

Adesão

Seu grupo de apoio está convidando a todos para fazer a recepção ao “futuro governador do MS”. A adesão poderá ser feita através do grupo de WhatsApp 67 99831-2106.

Olho no olho

Eduardo Riedel vem ganhando cada vez mais espaço na lista dos preferidos para governador. O moço está visitando todo o estado e Campo Grande é o exemplo. “Tenho visitado muita gente em Campo Grande para entender o que as pessoas precisam de verdade. A troca de ideias, o olho no olho, a conversa franca sobre o que tem que melhorar é o que vai nortear a construção de um MS com mais desenvolvimento e oportunidades de qualidade para todos”, disse o pré-candidato.

Pé na estrada

Hoje, sexta-feira 13, Riedel vai estar em Ivinhema. O prefeito Juliano Ferro é quem está convidando a comunidade para recepcionar a caravana que conta com Riedel, o deputado Zé Teixeira e o ex-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, na Estância Ferro, saída para Naviraí.

Estaca zero

São várias as pesquisas que “pipocam” em todo o Estado, com nomes de pretensos candidatos que deverão enfrentar as urnas em outubro deste ano.

As pesquisas retratam “um momento”. Portanto, tudo está na estaca zero. A corrida só começará para valer, após o período de convenções partidárias que vão homologar candidaturas.

Eleitorado

Estarão aptos a votar nas eleições deste ano em Mato Grosso do Sul 1.890.698 eleitores. Esse número representa cerca de 66,6% da população do Estado, que é de  2.839.188 milhões de habitantes.

As mulheres são maioria do eleitorado, com 54,25%, enquanto que os homens são 45,75%.

Eleitorado (2)

Campo Grande tem o maior número de eleitores aptos (624.606), seguido de Dourados (139.478), Três Lagoas (78.284), Ponta Porã (62.416) e Corumbá (60.295).

Os cinco municípios são considerados os maiores colégios eleitorais do Estado. Figueirão tem o menor número de eleitores, com 2.287.

Dia do Combate a Fake News

Entrou em vigor no ultimo dia 6, em todo o Mato Grosso do Su, a Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010, que institui o Dia Estadual de Combate a Notícias Falsas (fake news), a ser comemorado, anualmente, no dia 24 de março.

A Lei, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT) e  sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ações educativas

De acordo com a Lei, o Poder Público será o responsável por estimular a realização de ações educativas com enfoque na conscientização sobre os efeitos legais aos quais a pessoa que cria ou dissemina notícias falsas (fake news) está sujeita, para atingir o objetivo da nova norma.

“É importante incluir a data do dia 24 de março, que é considerada pela Lei Federal o Dia Nacional do Direito à Verdade, para que façamos uma campanha todos os anos para conscientizar sobre os perigos, prejuízos e situações negativas que possam acontecer quando a fake news é disseminada", disse Kemp.

Questão antiga

A Reserva Indígena de Dourados, que compreende as aldeias Jaguapirú e Bororó,  precisa de mais atenção por parte da Prefeitura para a solução de inúmeras problemas enfrentados pela comunidade.

Aliás, poderia ser criada uma Secretaria Especial para Assuntos Indígenas. É uma pena que sai prefeito e entra prefeito e ninguém pensa assim. Enquanto isso, só aumentam os problemas na Reserva Indígena.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE