Leia Coluna do Jonas desta terça, 17

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva, Silva Junior. Divulgação

Dourados, 17 de Maio 2022 –Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. Dia Mundial da Hipertensão.
Dia de Vesak. Dia Internacional Contra a Homofobia

Pensamento: "Supere suas feridas. Um dia você sentirá orgulho de suas cicatrizes."

Musica: Exagerado – Cazuza – Indicação DJ Matus Gnutzman - https://www.youtube.com/watch?v=Kyj5XSyc1Qg 

Niver: Lays Lourenço, Carlos Marinho, Walter Teodoro, Edmilson Caccia, Léo Dourado, Carlos Marinho - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Aliança difícil

O MDB e o PSDB decidem, nesta quarta-feira, se vão lançar ou não um candidato pela terceira via. Foi encomendada uma pesquisa para checar qual dos dois pré-candidatos – Simone Tebet ou João Doria – tem mais condições de representar as duas legendas. O resultado dessa pesquisa deverá ser divulgado amanhã.

No entanto, os analistas políticos acreditam que dificilmente haverá acordo entre MDB e PSDB. Ou seja, Simone não quer abrir mão e o mesmo acontece com Doria.

Palanques diferentes

Além de Simone e Doria, o chamado “centro democrático” também conta com o pré-candidato do União Brasil, Luciano Bivar.

No entanto, Bivar anunciou que terá o seu próprio palanque. E esse deverá ser o caminho também de Simone e Doria. Em outras palavras: nada de terceira via.

Risco nas convenções

As convenções que vão homologar candidaturas serão realizadas no final de julho e início de agosto.

Tanto Simone quanto Doria poderão ter problemas nas convenções, por conta de divergências com os “caciques”: uns querem debandar para o lado de Bolsonaro e outros para o lado de Lula.

Polarização

Sem o lançamento de uma candidatura pela terceira via, a polarização Lula/Bolsonaro se fortalece ainda mais.

Muita gente apostava na união entre MDB, PSDB e União Brasil para o lançamento de um candidato de consenso. Porém, os pretensos candidatos não querem saber disso.

Propaganda

Nesta semana, o Partido Progressistas (PP), o União Brasil (União), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Solidariedade, o Partido Comunista do Brasil (PC do B) e o Partido Podemos (PODE) exibirão propaganda partidária gratuita em emissoras de rádio e televisão nacionais.

Serão 10 inserções na terça (17) e igual número de inserções tanto na quinta (19) quanto no sábado (21), das 19h30 às 22h30. Cada inserção terá duração máxima de 30 segundos.

Propaganda (2)

Nesta terça-feira, quatro inserções do PP, cinco do União e uma do PT serão exibidas em cadeia nacional. Na quinta-feira, serão veiculadas três inserções do Solidariedade, quatro do PP e três do União.

No sábado, serão transmitidas três inserções do Solidariedade, três do PC do B, três do PODE e uma do PP.

Álcool e drogas

Audiência pública realizada pela Câmara Municipal, na manhã de ontem (16), alertou para o uso excessivo de álcool e drogas entre crianças e adolescentes em Campo Grande.

O debate foi convocado pela Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis e reuniu autoridades e especialistas na área de saúde pública.

Destruição

“Tinha uma época que quem bebia era homem e adulto. Hoje, bebe mulher, crianças e idosos. E não basta beber. Tem que fotografar e postar, pra mostrar pra todo mundo que você bebe, e achar isso bonito”, disse o vereador Dr. Sandro Benites (Patriota), presidente da Comissão.

“A imensa maioria [dos dependentes químicos] começa com álcool e, infelizmente, banalizamos o uso de álcool na sociedade. O álcool tem destruído vidas e famílias, e levamos isso como se fosse uma brincadeira no dia a dia”, complementou.

Intoxicação

Dados apresentados pelo vereador Dr. Sandro mostram que, até 2010, a principal causa por intoxicação e mortes no Brasil eram medicamentos.  Na década seguinte, a maior causa desses óbitos eram decorrentes de picadas de animais peçonhentos, como escorpiões.

De 2020 pra cá, uma nova mudança: 70% das intoxicações foram pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, até mesmo com overdoses entre crianças e adolescentes, entre 12 e 15 anos.

Placas em Braile

O Projeto de Lei 1033/22 torna obrigatória a fixação de placas no sistema Braile com indicação de sentido em escadas rolantes (ou esteiras) em estabelecimentos públicos e privados. O texto em análise na Câmara dos Deputados determina que a regulamentação e a fiscalização caberão ao Poder Executivo.

“As placas de sinalização braile informam e possibilitam a autonomia das pessoas com deficiência visual”, disse o autor da proposta, deputado José Nelto (PP-GO). “A legislação é firme no sentido de prever que o Estado promova a integração das pessoas com deficiência por meio de normas de acessibilidade”, continuou. Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE