Ministério da Saúde prorroga Campanhas de Vacinação contra a Gripe e Sarampo até dia 24 de junho em MS

| SES-MS


Com baixa adesão e com a proximidade do inverno, o Ministério da Saúde autorizou os estados a prorrogar as Campanhas de Imunização contra a Influenza e o Sarampo que estavam previstas para encerramento nesta sexta-feira (3). Assim, o público apto a se vacinar em Mato Grosso do Sul pode procurar uma unidade de saúde ou local indicado pelo município até o próximo dia 24 de junho.

Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, o índice de vacinação contra a Influenza está abaixo do esperado com 40% de cobertura vacinal, cuja a meta é de 90% de cobertura vacinal. “Nós precisamos que a população se vacine, principalmente, que os idosos procurem as unidades de saúde para se imunizar. Neste ano, o frio chegou mais cedo ao Estado e é importante que todos os públicos estejam protegidos. Nós pedimos que os pais também levem as crianças para se vacinar, menores de cinco anos, tanto para Influenza quanto o Sarampo. Protejam o que nós temos de mais precioso que são as nossas crianças'.

Segundo a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, apenas dois municípios alcançaram a meta de 90% de cobertura vacinal no Estado.

“O município de Aral Moreira ultrapassou a meta, com 105,7% de cobertura vacinal. Logo depois, vem Novo Horizonte do Sul, com 95,8% de cobertura vacinal. Depois, temos seis municípios que estão acima de 70% de cobertura, com índice satisfatório considerado pelo PNI, sendo: Vicentina (74,7%), Santa Rita do Pardo (73,4%), Glória de Dourados (72,9%), Sete Quedes (72,9%), Jateí (71,4%) e Eldorado (70%). Já Corumbá (69,6%) e inocência (69,2%) estão próximos do índice de 70% de cobertura', ressalta Goldfinger.

Outros municípios precisam melhorar o desempenho de vacinal no Estado: Jaraguari (33,3%), Ladário (32,9%), Miranda (32,8%), Campo Grande (31,8%), Ribas do Rio Pardo (30,5%), Douradina (29,7%), Rio Brilhante (29,2%), Ponta Porã (25,8%), Água Clara (20,1%) e Corguinho (10,9%). Dados parciais extraídos em 2 de junho de 2022.

A Secretaria de Estado de Saúde esclarece que cada município é responsável por sua estratégia. O Estado recebeu do Ministério da Saúde, 304 mil doses de vacina contra a Influenza, até o momento, a cobertura vacinal está em 40%, cuja a meta nacional é 90%.  Veja lista completa dos municípios aqui MUNICÍPIOS - VACINAÇÃO

No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza está com 44% de cobertura vacinal e 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo está com 31,3% de cobertura vacinal, dados parciais até 1 de junho de 2022, e da existência de vacinas nos estoques nas três esferas de governo.

Sarampo

Quanto a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, o população-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Em Mato Grosso do Sul a população estimada e apta a se vacinar é de 193.440 crianças. Até o momento, a cobertura vacinal contra o Sarampo está em 29%, onde a meta de cobertura vacinal é de 95%.

Rodson Lima, SES

Foto: Reprodução



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE