Governo conclui entrega de 15 mil toneladas de calcário para todas as aldeias indígenas de MS

| GOVMS / MARCELO ARMôA


Em menos de dois meses, o Governo do Estado concluiu a entrega de 15 mil toneladas de calcário para auxiliar na produção agrícola de 100% das aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. Na manhã desta sexta-feira (24), 137 toneladas de calcário foram entregues na Aldeia Jarará, em Juti, pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente. Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), por meio do Proacin (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul).

“A entrega dessas 137 toneladas de calcário à aldeia Jarará em Juti foi um ato simbólico que mostrou o quanto o Proacin pode contribuir para a melhoria de qualidade de vida nas aldeias', comentou Jaime Verruck, que representou o governador Reinaldo Azambuja em ato que contou com a presença do prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz, do cacique Silvio Iturve, da aldeia Jarará e do diretor-presidente, em exercício, da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Fernando Nascimento.

De acordo com o titular da Semagro, o próximo passo do Governo do Estado “é assegurar a devida assistência técnica a 100% das aldeias sul-mato-grossenses'. 'Os técnicos da Agraer vão acompanhar o trabalho e mostrar a maneira mais adequada de aplicação do calcário nas aldeias', disse.

Em seguida, também por meio do Proacin, “vamos entregar sementes, realizar a reforma de máquinas e equipamentos e apoiar as prefeituras com óleo diesel'. 'Por meio do Proacin, estamos dando um grande apoio à ampliação da produção e comercialização dos produtos agrícolas das aldeias indígenas, melhorando a qualidade de vida dessa população', finalizou o secretário Jaime Verruck.

Por meio do Proacin, o Governo do Estado entregou 15 mil toneladas de calcário para as aldeias indígenas nos municípios de Dourados, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, Antônio João, Douradina, Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Juti, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Sidrolândia, Tacuru, Japorã, Eldorado, Paranhos e Brasilândia. As entregas foram iniciadas no dia 2 de maio deste ano.

O Proacin foi idealizado no ano de 2015 pela equipe da Agraer, órgão vinculado à Semagro junto à subsecretária de Políticas Indígenas da Sedhast – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho e lançado oficialmente em 2016.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE