Assistência Farmacêutica de Dourados tem trabalho premiado no VI Meeting de Farmácia Clínica

Sems foi representada por oito profissionais farmacêuticos no evento, que aconteceu em Campo Grande

| ASSESSORIA


A Assistência Farmacêutica de Dourados, da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), foi premiada com a apresentação do trabalho “Utilização do whatsapp business como ferramenta no cuidado farmacêutico com pacientes insulino-dependentes' na Categoria Profissionais, no VI Meeting de Farmácia Clínica. 

O evento é promovido pela Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica de MS e ocorre desde 2017, em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e Divulgação das consequências do uso indiscriminado de medicamentos. 

A VI edição, que retornou ao formato presencial em 2022, ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro em Campo Grande, e teve como tema “Transversalidade e Interdisciplinaridade nas ações da Assistência Farmacêutica', com a proposta de apresentar estratégias para enfrentamento dos problemas de saúde.

A Assistência Farmacêutica de Dourados marcou presença no evento, com a participação de oito profissionais farmacêuticos, que trouxeram essa conquista para o município. “A participação da Assistência Farmacêutica em eventos como este proporciona a visibilidade das ações já executadas pela categoria em todas as linhas do Cuidado Farmacêutico. É o momento de fomentar este trabalho que, apesar de impactar positivamente na saúde pública local, muitas vezes passa despercebido. Além de documentar os benefícios, que a intervenção do farmacêutico traz ao paciente, desejamos também que esta conquista inspire os demais profissionais de saúde pública a inovarem no cuidado ao paciente', ressaltou Carolina Queiroz, gerente da Assistência Farmacêutica do município.

Dentre os  trabalhos científicos submetidos ao evento, Dourados foi representado sob os temas: “Descrição do perfil de usuários em PrEP no Serviço de Atendimento Especializado em Dourados/MS', autora principal Fayla Bosso; “Monitoramento de pacientes insulinodependentes atendidos na rede municipal de Dourados/MS' e “Utilização do Whatsapp business como ferramenta no cuidado farmacêutico com pacientes insulino-dependentes', ambos como autora principal Karimi Sater. 

“Destacamos que são iniciativas como a desenvolvida pela Assistência Farmacêutica Municipal de Dourados, que teve olhar diferenciado e humanizado ao paciente diabético, e utilizou ferramenta tecnológica gratuita e disponível à todos, que constroem um SUS sustentável e melhor para todos os usuários', parabenizou Nathália Dantas, Coordenadora Estadual da Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE