Emoção e alegria marcam a Cerimônia de entrega do VI Prêmio Espantaxim

Evento de premiação do Concurso Nacional Literário Infantil organizado pela autora e escritora Dulce Auriemo foi realizado na tarde do último domingo, 4 de dezembro, no Teatro Gazeta, em São Paulo

| ASSESSORIA


Em meio a sorrisos e muita expectativa, crianças vindas de diferentes regiões do País, suas famílias e professores aguardavam a abertura do Teatro Gazeta, na Av. Paulista, em São Paulo (SP), para participar da cerimônia de premiação do VI Concurso Nacional Literário Infantil, mais conhecido como Prêmio Espantaxim. O evento foi realizado na tarde do último domingo, 4 de dezembro.

Assim que as portas se abriram, os “pequenos escritores” que, em poucos instantes, seriam premiados, logo tomaram seus lugares para aguardar o início da cerimônia. Enquanto isso, personagens do Projeto Literomusical infantil “Espantaxim e o Castelinho Mágico”, idealizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, interagiam com a plateia e inspiravam mais sorrisos e convites para selfies com as “estrelas” da tarde.

Ao som da canção “Castelinho”, que conta a história de um lugar muito especial para as crianças e dos personagens que lá vivem, Dulce Auriemo adentrou cantando no palco do Teatro Gazeta para dar início à tão aguardada cerimônia de premiação. “É com muito prazer que nós estamos hoje aqui! Eu desejo boas-vindas a todos que vieram para a entrega de prêmios referente à sexta edição do Concurso Nacional Literário Infantil”, disse a autora e escritora, que também é a principal responsável pela organização do Prêmio Espantaxim.

 

Em seguida, todos acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro. Depois, foi exibido um vídeo recordando a história do Projeto Espantaxim, lançado em 2002 e que completou 20 anos de existência, também comemorados na cerimônia. Sem fins lucrativos, em sua primeira fase o projeto era direcionado às crianças na fase da pré-escola. Anos mais tarde, em 2010, foi lançado o Prêmio Espantaxim, que igualmente teve a sua trajetória recontada em um vídeo com os temas abordados a cada edição, evolução no número de participantes e Estados alcançados, fotos dos eventos de premiação anteriores e outros registros.

“Foram tantas histórias, tantas emoções, alegrias, doações….tantas pessoas envolvidas neste projeto. Estou muito emocionada em ver todos vocês aqui hoje! Muito obrigada, mais uma vez, pela presença. Espero que todos os que participaram deste projeto sempre o recordem com muito carinho, pois realmente foi feito com muito amor”, destacou Dulce, prosseguindo com agradecimentos diversos a todos os que contribuíram para a realização do Prêmio.

Dulce convidou os participantes a acompanharem, na sequência, a projeção de imagens relativas à primavera, verão, outono e inverno, embalada pelo instrumental da obra “As Quatro Estações”, de Vivaldi. Um vibrante show de lasers também marcou o momento, que fez referência às estações do ano e os sentimentos que elas despertam nas pessoas, tema escolhido para a sexta edição do concurso literário.

A entrada do personagem Espantaxim, o simpático espantalho que é o guardião do Castelinho Mágico e que também dá nome ao concurso, marcou o início do tão esperado reconhecimento. Um a um, os “pequenos escritores” foram chamados ao palco, de acordo com a sua faixa etária e categoria de premiação.

Cada criança premiada recebeu: um boneco do personagem Espantaxim, mascote exclusivo do Prêmio, e três exemplares da Antologia, livro especial em que foram publicados os textos originais, com a letra de cada autor, e também a versão digitada. A presente edição da Antologia tem prefácio da escritora Márcia de Luca, autora de diversos livros sobre estilo de vida saudável em harmonia com a natureza.

Os vencedores ganharam ainda o Troféu Espantaxim, especialmente criado em 2010 e que já se tornou um cobiçado prêmio literário dedicado aos pequenos escritores. A cada edição, o Troféu traz elementos que fazem referência ao tema do concurso em vigor e, desta vez, foi incluída na peça o símbolo das quatro estações. Além disso, todos foram presenteados com o CD da Copa com a música “Futebol e Carnaval”, composta por Dulce Auriemo.

À medida que retornavam aos seus lugares, as crianças mostravam aos seus familiares e convidados, orgulhosas, os símbolos referentes ao reconhecimento que acabavam de receber. Enquanto procurava seu texto na Antologia, Isabela Morato e Silva, de 11 anos, vencedora na categoria Poesia, tentava encontrar palavras para expressar o quão feliz estava por ser premiada. “É muito boa a sensação de ganhar. Tenho muito orgulho”, disse a menina, que veio da cidade de Tabira (PE).

Selecionada na categoria Poesia, Marcella Pizzoni Assumpção, de 10 anos, estava muito entusiasmada com o evento de premiação, que agora era uma realidade. “Eu fiquei super animada no dia em que recebi a cartinha falando que eu ganhei. É um evento muito importante para todos os que ganharam e também para os que não ganharam. Não é para ficar triste, pois dá para participar novamente no próximo concurso. Mas realmente eu estou achando tudo isso muito legal!”, expressou a ganhadora, que é de São Paulo (SP).

Também da capital paulista, Daniel Prado Lopes, de 10 anos, recebeu o Prêmio como um estímulo. “Pretendo continuar escrevendo. Estou muito feliz por ter sido premiado! Sinto-me um campeão!”, contou o garoto, selecionado na categoria Redação.

Um momento marcante durante a cerimônia ocorreu quando a jovem Adrielle Eduanny Bento Fernandes Inácio, de Ipatinga (MG), foi chamada ao palco para receber, pela quarta vez, o Prêmio Espantaxim. Ela contou a importância desse momento e o lugar que o concurso ocupa em sua vida. “É uma felicidade enorme! Comecei a participar com sete anos de idade e, desde então, estive em todas as edições até aqui. O Prêmio Espantaxim abriu as portas para mim, pois durante esses anos eu tive a oportunidade de lançar dois livros: um de poesias infantis e outro de algravias, que são poemas compostos por apenas seis palavras. Só tenho a agradecer por tudo o que o Prêmio representa”, contou, emocionada, a escritora, que lembrou ainda que esta será a sua última participação no concurso, que é direcionado à faixa etária de 7 a 13 anos.

Vencedora na categoria Redação, Maria Giovanna Limeira da Silva, de 11 anos, veio de Recife (PE) para receber o Prêmio, o que definiu como sendo uma oportunidade única. “Estou muito feliz por receber um Prêmio desse porte, por estar entre os vencedores. É muito bom escrever, principalmente poesias e redações, e quero fazer disso um hábito de vida”, relatou.

A sexta edição do Prêmio Espantaxim teve o surpreendente número de 3.300 crianças e adolescentes participantes, provenientes de 76 escolas, 42 cidades e 15 estados brasileiros. Desse total, 246 foram premiados. Mesmo os que não puderam estar presentes na cerimônia de premiação, por diversos motivos, foram lembrados durante o evento e receberam igualmente o reconhecimento do público.

Durante a cerimônia, houve ainda um momento de homenagem às escolas, que são parceiras fundamentais durante todo o processo de participação das crianças e adolescentes no Prêmio. O evento terminou com a tradicional foto geral com todos os premiados, na expectativa de que venha logo a sétima edição do concurso!



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE