I Varal de Poesias deDourados, em 1983

| REDAçãO


Varal de Poesias e exposição de quadro na Lanchonete Samambaia, em 1983.Foto: Reprodução/O Progresso

O “I Varal de Poesias” realizado na Lanchonete “Samambaia” e a apresentação do filme “Ana e os Lobos”, no anfiteatro do Centro Universitário de Dourados, foram duas realizações culturais que marcaram o final de semana douradense pelo nível dos dois eventos, bem como a ampla participação da juventude nestes acontecimentos. Isso aconteceu nos dias 9 e 10 de abril de 1983.
O filme “Ana e os Lo-bos”, de Carlos Saura (com Geraldine Chaplin) fez parte do circuíto de promoções do gênero que vinha sendo levada a efeito pelo Movimento Pro-Cineclube na cidade, no sábado passado, dia 9 de abril.
A próxima apresentação do pelo grupo que pretendia introduzir o cineclubismo em Dourados, aconteceu no sábado, dia 16 de abril no CEUD, às 20h, com o filme “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade, com José Dumont. A obra conta a estória do poeta nordestino Geraldo, recém chegado a São Paulo, que é confundido com o operário de uma multinacional que matou o patrão quando recebia o título de operário símbolo.
O I Varal de Poesias
O “I Varal de Poesias”, realizado sábado e domingo, dias 9 e 10 de abril de 1983, contou com significativa participação de artistas da terra e também um bom público compareceu ao local para prestigiar o acontecimento, que teve, ainda, apresentações musicais de Fernando Bolão e Toninho (Antônio Castro Souza) e declamações de várias poesias e poemas.
O acontecimento serviu ainda para o lançamento do livro “Canto Sem Viola” , do campo-grandense Helio Ferreira, que definia a sua obra como sendo “um livro que traça o perfil cultural, o folclore e as crendices populares de nosso povo”.
Apresentaram os seus trabalhos os poetas Joel Pizzini Filho, Alex Fraga, Altair Batista de Oliveira, Joana Prado Medeiros, Edgar Klein Pires, Gumercindo Clóvis, Nery Alvarenga, Antonio Carlos, Vander Verão, Lourimar Neto, Moisés Crestani, José Levino, Valdeci de Souza Dias, C. Junior, Isaac David Espinosa, Hélio Ferreira, Selma Rodrigues, Benedito Carlos Gonçalves de Lima, Ilson Venâncio (“Boca”) e Adila.
A promoção da Associação dos Escritores Novos serviu, ainda, para a apresentação de trabalhos de fotografia de Baltazar Marques da Silva (“in memorian”) e pinturas de Walid Rasselen Malek e Ádila. Bons trabalhos em pirografia foram expostos por Miguel Antonio Rodrigues, incluindo desenhos e textos.
(Vander Verão)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE