Variedades
Banda De Oz, sucessoregional na década de 80
Em 1983, a Banda De Oz acompanhou os participantes do 1º Femi (Festival Estudantil de Músicas Inéditas), promovido pela UDE
| REDAçãO
A Banda De Oz surgiu em Itaporã no início da década de 80 e foi muito requisitada para bailes e animação de outros eventos na região da Grande Dourados.
Os bailes animados pela Banda De Oz foram mais intensos em Itaporã e em Dourados. Mas o conjunto também se apresentava constantemente em cidades da região como Fátima do Sul, Taquarussu, Caarapó e Jateí, dentre outras localidades.
Banda surgiu em 1982
-------------------------
A Banda De Oz foi formada em 1982, em Itaporã, pelo baixista Edgar de Souza. Além dele, também integravam o conjunto o guitarrista João Roberto, o trombonista Cik Crestane, o trompetista Habib, o baterista Carlinhos e o tecladista Lúcio Val.
A Banda De Oz teve várias formações, sendo que em uma delas, o bateria era o Walter Ramos. O maestro e produtor musical Irineu Rocha também integrou a Banda de Oz
Poucos meses antes de ser “batizada” como Banda de OZ, ela se chamava Apocalipse.
Principais eventos
--------------------
Em Jateí, por exemplo, a Banda De Oz animou quatro bailes seguidos durante a realização da Festa Junina, em 1983. Em 1984 repetiu a dose no tradicional evento, animando outros quatro bailes.
A Banda De Oz também animou bailes comemorativos ao município de Jateí, no mês de novembro, nos anos de 1984 e 1986.
Em outubro de 1982, a Banda De Oz foi responsável por acompanhar os participantes do 1º Fico (Festival Interno do Colégio Objetivo de Dourados).
Em julho de 1983, a Banda De Oz acompanhou os participantes do 1º Femi (Festival Estudantil de Músicas Inéditas), no Ginásio do Operário, promovido pela União Douradense de Estudantes (UDE).
Em abril de 1984, a Banda De Oz acompanhou os particicipantes do 1º Femupi (Festival da Música Popular de Itaporã).
Em março de 1984, a Banda De Oz participou de um show do apresentador Bolinha, da TV Bandeirantes, que aconteceu na Praça Antônio João, em Dourados, e reuniu milhares de pessoas.
Em maio de 1984, a Banda De Oz se apresentou, juntamente com o cantor Jorginho do Império, no baile que marcou o Concurso Miss Dourados/84.
Em novembro de 1984, a Banda De Oz acompanhou o Trio Los Angeles, durante show realizado no Estádio da Leda.
Em dezembro de 1984, a Banda De Oz acompanhou o cantor Tony Leão durante o 1º Frutos da Terra, no Cine Ouro Verde, em Dourados.
Em outubro de 1986, a Banda De Oz acompanhou os calouros nas eliminatórias e na final do 9º Fempop (Festival de Música Popular), promovido pela UDE no Ginásio do Operário, em Dourados.
Em setembro de 1991, a Banda de Oz participou do 1º Festival de Música Popular e Sertaneja de Itaporã, que aconteceu no ginásio de esportes.
Em setembro de 1990, a Banda De Oz participou de comícios no Jardim Água Boa, em Dourados, animando o público ao lado de Beto Barbosa e da dupla Chitãozinho & Xororó.
Portanto, a Banda De Oz, que possuía ônibus próprio, teve importante participação no setor de entretenimento em Itaporã, Dourados e em outras cidades da região, numa época em que as promoções musicais e dançantes aconteciam com maior frequência em relação aos dias de hoje. (Fonte: Vander Verão/jornal O Progresso)