Estadual
AMAPAENSE: Trem conquista empate com o Independente e se sagra tricampeão
Empate por 3 a 3 garante o título Amapaense de 2023 ao Trem-AP, que se torna tricampeão consecutivo
| FUTEBOL INTERIOR
Em duelo de muitas reviravoltas e com o Independente quase virando o confronto de maneira histórica, o Trem conseguiu garantir o empate no segundo jogo da final Amapaense de 2023 por 3 a 3 se sagrar tricampeão consecutivo do estadual, garantindo seu oitavo título da história.
No primeiro confronto entre eles pela corrida ao último título estadual de 2023 da primeira divisão, também no estádio Zerão, na quinta-feira passada (27 de julho), o embate terminou com vantagem da Locomotiva sobre o Carcará por 2 a 0, com gols de Dudu e Wanderson Gotinha.
Mesmo com a vantagem no placar agregado por dois gols, o Trem não se contentou em se defender e teve as melhores chances logo no início. Aleílson recebeu dentro da área, girou o corpo e finalizou muito rápido, mas a bola foi do lado de fora da rede. Na sequência, o atacante recebeu um belo lançamento de Tácio Silva, avançou metros e finalizou por entre as pernas do goleiro para abrir o placar aos 18 minutos.
Tendo uma missão difícil para levantar o título, o Independente seguiu resiliente e conquistou o primeiro passo aos 29, quando Rafael Santana acertou uma pancada de muito longe. E não demorou muito para sair o segundo, quando Wandinho invadiu a área e finalizou bem na gaveta para reverter o placar, decretando o 2 a 1 aos 32 minutos que permaneceu até o intervalo.
Com cinco minutos da segunda metade o Carcará conseguiu alcançar o placar que precisava para ao menos levar a disputa para as penalidades. Guly acertou uma bela finalização aos cinco minutos e decretou o 3 a 1 no placar. Depois de alguns minutos de tensão, Trem voltou a marcar com Sílvio, que havia entrado após o intervalo. O atacante ficou cara a cara com o goleiro e marcou um gol de cobertura aos 16 minutos, colocando a Locomotiva em vantagem na derrota por 3 a 2.
A partir daí foram muitos momentos de inquietude, com as duas equipes sonhando com o título estadual de 2023. A chance real foi de Marcus Vinícius, em cobrança de falta aos 33, mas a bola foi fora. Aos 46 minutos, Juninho foi expulso pelo segundo amarelo e deixou o Independente com um a menos.
E finalmente aos 49 minutos o último gol da partida, quando o zagueiro Gilmar balançou a rede Carcará para empatar o confronto do returno e decretar o título do tricampeonato consecutivo do Trem no estádio Zerão, na capital.
O resultado agregado por 5 a 3 deu o título ao Trem, atual tricampeão Amapaense. Depois de superar o Santos na decisão de 2021 e o Independente em 2022, novamente disputou o título com o Carcará e mais uma vez terminou na primeira posição.
Com isso, a Locomotiva agora acumula oito troféus em sua história, se tornando o quarto maior vencedor do estado isoladamente, deixando para trás Santos e Santana, que seguem com sete títulos. A sua frente, o Macapá é o maior campeão, com 17, o Amapá tem 11 e o Ypiranga dez títulos.
Ainda quando o futebol no estado era considerado amador, a Locomotiva foi campeã em 1952 e 1984. Já no profissional, conquistou agora mais seis títulos, em 2007, posteriormente o bicampeonato em 2010 e 2011, e o agora tricampeonato em 2021, 2022 e 2023.
Ádrian; Rafael Santana, Daniel Felipe, Rafael Augusto e Juninho; Guly (Lucas Rondineles), Higo Calçoene e Fabinho; Allan Torres (Alex Alemão), Bruno Ernandes (Marcus Vinícius) e Wandinho.
Éder; Foguete (Adriano), Rubran, Gilmar e Alexandre Pinho (Douglas); Tacio, Dudu e Neto Tcholinha (Kaikinha); Portel (Marquinhos), Aleílson e Gotinha (Sílvio).
Categorias: Estaduais
Por: Agência Futebol Interior, 03/08/2023
LEIA MAIS
Justiça bloqueia R$ 35 milhões de donos de condomínio de luxo após rompimento de barragem em MS
Há 20 horas