Estadual
São José x Portuguesa Santista – Final da Copa Paulista com título inédito
A Copa Paulista conhecerá neste sábado um campeão inédito. São José e Portuguesa Santista fazem o segundo jogo da final, às 15h, no estádio Martins Pereira
| FUTEBOL INTERIOR
A Copa Paulista conhecerá neste sábado um campeão inédito. São José e Portuguesa Santista fazem o segundo jogo da final, às 15h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). Depois de perder o primeiro jogo, o São José tenta usar a força dentro de casa para reverter a vantagem e ser campeão. A expectativa é de cerca de 12 mil torcedores, já que todos os ingressos foram vendidos.
Na primeira partida, a Portuguesa Santista venceu por 1 a 0, com gol nos últimos minutos. Assim, pode empatar para conquistar o título. O São José precisa vencer a partir de dois gols para levantar a taça no tempo normal. Vitória por apenas um gol levará a decisão aos pênaltis.
Os dois times já se enfrentaram duas vezes antes da final, pois integraram o mesmo grupo na primeira fase. No jogo em Santos (SP), a Portuguesa Santista venceu por 2 a 0 e, em São José dos Campos (SP), o São José fez 3 a 2.
O campeão poderá escolher participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil em 2024. Nos últimos anos, os clubes têm escolhido a Série D, pois isso garante calendário de jogos mais extenso, já que a primeira fase do torneio tem 14 rodadas. A Copa do Brasil, apesar da alta premiação financeira, é considerada mais arriscada.
A campanha dentro de casa do São José, aliás, é o trunfo do time para ser campeão, já que ainda está invicto, com seis vitórias e um empate. O São José precisa da vitória por pelo menos dois gols de diferença para sagrar-se campeão sem a necessidade de pênaltis.
Para o atacante Dener, o mental dos jogadores do São José será determinante dentro de campo. O atacante detalhou a preparação time para a decisão.
“Nossa preparação tem sido mais mental. Sabemos que será um jogo mais difícil que o primeiro, então estamos focados para essa partida de volta, que terá um nível mais alto que nas outras partidas do campeonato', disse Dener.
Ricardo Costa não deve promover mudanças no time para o jogo, pois conta com os titulares para este sábado. A escalação deve seguir o que vem sendo durante a competição.
A Portuguesa Santista acumula três vitórias e quatro derrotas fora de casa. A boa notícia é que todas as derrotas foram por apenas um gol de diferença. Se isso se repetir, o time não perderá o título no tempo normal, pois venceu a ida por 1 a 0, com gol de Franco.
Segundo o artilheiro, a vantagem da Portuguesa Santista é importante, mas não será levada em conta dentro de campo neste sábado. Franco ainda disse qual deve ser a estratégia adotada pela Briosa.
A Portuguesa Santista não poderá contar com o zagueiro Diego Silva, que não é titular. Foi expulso no jogo passado. O resto as duas equipes entram em campo sem desfalques por motivo de cartão ou atleta entregue junto ao departamento médico.
“A expectativa é de um jogo muito difícil. Não tem nada ganho, a gente tem que fazer um jogo muito forte, concentrado, até por essa questão do volume de jogo que eles vão colocar em campo. Temos que estar muito organizados, porque eles terão que se expor e devem deixar espaços”, projetou o meia.
Para a partida, o técnico Sérgio Guedes não vai ter à disposição o reserva Diego Silva, pois o jogador foi expulso e cumpre suspensão na final. Valendo taça, a Portuguesa Santista terá força máxima dentro de campo.