ESET alerta: Vulnerabilidade em chips Wi-Fi ocasiona interceptação de dados

| ASSESSORIA


 A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, alerta para uma vulnerabilidade em chips Wi-Fi, chamada KrØØk, que permite a descriptografia não autorizada de parte do tráfego criptografado WPA2. Embora tenha sido inicialmente identificado em chips das marcas Broadcom e Cypress, vulnerabilidades semelhantes foram descobertas recentemente que afetaram chips de outros fornecedores, como Qualcomm, MediaTek e Microsoft Azure Sphere.


A exploração de KrØØk (formalmente CVE-2019-15126) torna possível interceptar e descriptografar dados de interesse (potencialmente sensíveis). Em comparação com outras técnicas comumente usadas contra Wi-Fi, a exploração KrØØk tem uma vantagem significativa, pois mesmo que deva estar dentro do alcance do sinal Wi-Fi, os invasores não precisam ser autenticados e associados à WLAN. Em outras palavras, eles não precisam saber a senha do Wi-Fi.


Especificamente, a falha faz com que os dados da rede sem fio sejam criptografados com uma chave de sessão ponto a ponto WPA2 composta apenas por zeros em vez da chave de sessão apropriada que estabelecida anteriormente. Esta prática foi descoberta em chips Broadcom e Cypress vulneráveis ​​após o desacoplamento de Wi-Fi.

 

 

Visão geral do KrØØk: após o desacoplamento, os dados são transmitidos criptografados com uma chave de sessão composta apenas por zeros


A ESET trabalhou com os fabricantes afetados (bem como com o ICASI) por meio de um processo de divulgação responsável antes de divulgar publicamente a falha na Conferência RSA em fevereiro deste ano. Isso chamou a atenção de outros fabricantes de chipset e dispositivos, alguns dos quais descobriram que também tinham produtos vulneráveis ​​e, desde então, lançaram patches para correção. A ESET mantém uma lista de avisos lançados por fornecedores relacionados clicando aqui .


Embora a ESET não tenha observado a CVE-2019-15126 em outros chips Wi-Fi que não sejam os da Broadcom e da Cypress, foram encontradas vulnerabilidades similares que afetaram chips de outros provedores. As descobertas são as seguintes:


Qualcomm - CVE-2020-3702: A vulnerabilidade descoberta pela ESET (chamada CVE-2020-3702) foi acionada pela desassociação e permitiu a divulgação de dados ao transmitir dados não criptografados em vez de quadros de dados criptografados. A diferença com o KrØØk é que em vez de serem criptografados com uma chave de sessão totalmente zero, os dados não são criptografados.


Os dispositivos examinados na pesquisa são o Smart Home Hub D-Link DCH-G020 e o roteador sem fio Turris Omnia. A ESET esclarece que qualquer outro dispositivo sem patch que use os chipsets Qualcomm vulneráveis ​​também estará vulnerável. Após a divulgação, a Qualcomm lançou um patch para o driver usado em seus produtos oficialmente suportados.


MediaTek e Microsoft Azure Sphere: Um dos dispositivos afetados é o roteador ASUS RT-AC52U. O Azure Sphere usa o microcontrolador MT3620 da MediaTek e se destina a uma ampla variedade de aplicativos IoT, incluindo casa inteligente, comercial, industrial e muitos outros domínios. De acordo com a MediaTek, os patches de software que resolvem esse problema foram lançados durante março e abril de 2020. A correção para MT3620 foi incluída no Azure Sphere OS versão 20.07, lançado em julho de 2020.


"Como já se passaram mais de cinco meses desde que divulgamos publicamente a vulnerabilidade do KrØØk, e vários pesquisadores independentes publicaram várias provas de conceito, decidimos lançar o script que temos usado para testar se os dispositivos são vulneráveis ​​ao KrØØk. Também incluímos testes para as novas variantes descritas aqui. Este script pode ser usado por fabricantes de dispositivos ou pesquisadores para verificar se dispositivos específicos foram corrigidos e não são mais vulneráveis", explicam Miloš Čermák e Robert Lipovsky, especialistas da ESET que comandaram a investigação.


Para te ajudar a ficar em casa


A ESET aderiu à campanha #FiqueEmCasa, oferecendo proteção para dispositivos e conteúdos que ajudam os usuários a aproveitar os dias em casa e garantir a segurança dos pequenos enquanto se divertem online em meio à pandemia.


No site, os usuários podem ter acesso a: ESET INTERNET SECURITY grátis por 3 meses para proteger todos os dispositivos domésticos, Guia de Teletrabalho, com práticas para trabalhar em casa sem riscos, Academia ESET, para acessar cursos online que auxiliam a tirar mais proveito da tecnologia e o DigiPais, para ler conselhos sobre como acompanhar e proteger crianças na web.

 

A ESET possui o portal #quenãoaconteca, com informações úteis para evitar que situações cotidianas afetem a privacidade online.


Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: http://www.welivesecurity.com/br/2020/08/07/alem-do-krook-outros-chips-wi-fi-tambem-sao-vulneraveis-a-interceptacao-de-dados/


Sobre a ESET


Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter .


Copyright © 1992 - 2020. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE