Carro riscado: posso resolver em casa?

Confira em quais situações você pode resolver sozinho um arranhão no seu carro e quando é hora de procurar especialista

| ICARROS


Todo motorista já ficou angustiado ao encontrar um arranhão no carro.  A lataria é uma das partes mais sensíveis de um veículo e qualquer encostadinha pode causar danos na pintura e, consequentemente, a desvalorização do bem. Se o local danificado não for tratado adequadamente, pode sofrer com oxidação, tornando o problema ainda maior.

Leia mais: + Como avaliar tipo de amassado feito no seu carro + Aprenda a calibrar o pneu do seu carro em 5 passos + Andar com combustível na reserva é ruim para o veículo?

Além da questão do estilo, a pintura serve como uma proteção ao automóvel e é formada por três camadas: primer, tinta e verniz, cada uma com uma função específica.

Mas como diferenciar um arranhão simples que pode ser tratado em casa de um mais complexo que exige a avaliação de um profissional?

Segundo Gustavo Lima, CEO da BateClick, é possível avaliar a gravidade do problema passando o dedo sobre o local afetado para sentir a profundidade. “Quanto menos sentir a diferença na textura, mais fácil será remover o risco”. O uso de cera ou massa para polimento podem resolver esses arranhões superficiais.

Se o risco tiver uma certa profundidade, significa que a última camada (primer) foi afetada e será necessário mais do que apenas o polimento. Nestes casos, torna-se necessário procurar um profissional especializado para refazer a pintura da peça.

Para casos ainda mais graves, o CEO recomenda consultar um especialista em funilaria para avaliar os dados e propor uma forma de recuperar a lataria do veículo.

“Além dos reparos relacionados à pintura, por exemplo, talvez seja preciso fazer pequenos reparos na funilaria. Por isso, qualquer tentativa de improviso pode piorar e o custo para reparar será ainda maior”, completa. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros) Instagram (instagram.com/icarros_oficial) YouTube (youtube.com/icarros)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE