Mato Grosso do Sul, Quinta-feira 21 de fevereiro de 2019

Costa Rica revela cinco jovens que vão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior

Os jovens conquistaram a oportunidade graças ao projeto "Jovem em Ação", que é mantido via parceria entre o CREC, a Prefeitura Municipal de Costa Rica-MS e a Câmara de Vereadores da cidade.

Mauro Cruz - 05/11/2018 08h11

Cinco adolescentes revelados pelo Costa Rica Esporte Clube (CREC) vão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019, a chamada "Copinha", a maior competição de futebol de base do Brasil. Os jovens conquistaram a oportunidade graças ao projeto "Jovem em Ação", que é mantido via parceria entre o CREC, a Prefeitura Municipal de Costa Rica-MS e a Câmara de Vereadores da cidade.

Com apoio dos poderes Executivo e Legislativo do município, por meio do "Jovem em Ação", o CREC disputou o Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense Sub-19 em 2018, competição que garantiu duas vagas na "Copinha" do ano que vem – para o campeão e o vice. Apesar do time de Costa Rica não ter terminado o Estadual Sub-19 entre os primeiros colocados, cinco atletas que jogaram a competição pelo clube chamaram a atenção de outras equipes de futebol do estado.

O atacante Blenner Marçal Paes, 18 anos, o meio-campista Leandro Morais de Oliveira, 19 anos, e o goleiro Arildo Marques dos Santos Junior, 19 anos, despertaram o interesse do Sete de Dourados e foram contratados recentemente pela equipe, que foi a vice-campeã do Estadual Sub-19 nesse ano. Os três atletas deixam o CREC e vão reforçar o elenco do clube douradense na "Copinha", em 2019.

Já o Aquidaunense terá como reforços na Copa São Paulo do ano que vem o zagueiro Vitor Gabriel Stefani de Jesus, 18 anos, e o meio-campista Valtair Henrique Salles Peruzzo, também revelados pelo CREC. A equipe de Aquidauana é a atual campeã do Estadual Sub-19.

A vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB), uma das idealizadoras do "Jovem em Ação", ressaltou que a Copa São Paulo serve como vitrine para a revelação de novos talentos do futebol. Segundo ela, atletas que se destacam na competição costumam despertar o interesse dos clubes e ganham a oportunidade de seguirem carreira como jogadores profissionais.

"Os nossos garotos vêm alcançando boas atuações e mostrando o seu potencial. Estamos colhendo bons frutos desse projeto apoiado por esta Casa e pelo Executivo Municipal. A Copa São Paulo é almejada por muitos jovens nacionalmente. Os nossos adolescentes vão ter a oportunidade de mostrarem o seu futebol lá fora e levando o nome de Costa Rica para o Brasil", enalteceu a parlamentar pessebista.

"JOVEM EM AÇÃO" - A parceria firmada entre a Câmara de Vereadores, a Prefeitura do município e o CREC garante a estrutura necessária e os recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto "Jovem em Ação", o que inclui fornecimento de material esportivo, uniforme, manutenção do campo de futebol, remuneração do treinador e transporte dos atletas para disputa de competições.

Por meio da iniciativa, atualmente em torno de 60 adolescentes de 14 a 19 anos - que formam atualmente as categorias de base do CREC - treinam diariamente no Centro de Treinamentos (CT) Júlio Maia, no mesmo campo utilizado para os treinos do elenco principal do clube – em temporada de competição.

Com o apoio da Câmara Municipal, por meio de emenda parlamentar coletiva, os 11 vereadores costarriquenses asseguraram R$ 33 mil para investimento no projeto somente em 2018. No ano passado foram R$ 27 mil via emendas dos edis.

"Agradeço a todos os colegas vereadores e parceiros desta Casa, ao Executivo Municipal, pelo apoio que vem dando ao projeto "Jovem em Ação", pois esporte é saúde, esporte é qualidade de vida", enalteceu Rosângela Marçal.

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR – Em 2019, a "Copinha" está prevista para ser realizada de 02 a 25 de janeiro. Somente poderão participar da competição atletas nascidos entre 1999 e 2003.

A "Copinha" é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e conta com a participação de clubes de todo o Brasil, e, eventualmente, até mesmo times de outros países. O torneio é observado pela imprensa, torcedores, empresários e clubes, uma vez que o campeonato é considerado a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.

Envie seu Comentário